6 Maneiras de usar a Inteligência Geográfica a favor da sua Empresa

Artigo demonstra as principais maneiras de utilizar a inteligência geográfica em vários setores de uma empresa com sistemas de informações geográficas.

Que a Inteligência Geográfica está transformando a gestão de empresas em vários setores você já sabe e já mencionamos em vários artigos por aqui, exemplificando os grandes benefícios do uso de dados georreferenciados. Mas, talvez o que ainda seja difícil de visualizar e tornar concreto no ambiente empresarial é a maneira como este recurso será aplicado na prática no dia a dia de cada setor.

a inteligência geográfica

Você verá neste artigo diversas situações em que o conceito de inteligência geográfica pode ser aplicado de maneira eficiente em setores críticos das organizações por meio de aplicações desenvolvidas nos chamados sistemas GIS ou SIG (sistemas de informações geográficas). Desta forma, você conseguirá visualizar a melhor maneira de concretizar os inúmeros benefícios da geotecnologia para gestão do seu setor, seja ele estratégico, comercial ou operacional.

GEOMARKETING COM A INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA

O conceito de geomarketing defende a análise de dados e localização geográfica por meio de mapas digitais para a contribuição no processo estratégico de decisões de marketing.

Imagine localizar seu público alvo rapidamente e informá-lo sobre promoções e ofertas daquele momento. Ou ainda identificar regiões mais propensas para suas ações de marketing baseando-se na localização de seus prospects. Essa é a união perfeita entre geografia e marketing.

Ao importar dados próprios de sua empresa e de bases como o IBGE para um sistema de informações geográficas, é possível visualizar, com o auxílio dos recursos de georreferenciamento dos mapas, informações valiosas para traçar ações estratégicas. E então o céu será o limite!

GESTÃO DE VENDAS

Para a área comercial de uma empresa a inteligência geográfica também utiliza o conceito de geomarketing, porém aliado à gestão das oportunidades de vendas.

Vendas externas (em campo) e por telefone são excelentes setores para usufruirem dos benefícios da geolocalização dos mapas para identificar oportunidades por regiões, analisando dados demográficos e sociais, além de informações de mercado que podem ser inseridas no sistema utilizado.

GESTÃO DE EQUIPES DE CAMPO

Se sua empresa possui equipes externas (realizam serviços e visitas em campo) e precisa controlar as atividades dessas equipes, um software que trabalhe a inteligência geográfica é indispensável para o seu trabalho de gestão.

Pense na praticidade de encaminhar ordens de serviços online para cada membro da sua equipe, sem a necessidade de contatos telefônicos ou e-mails. Imagine o ganho de produtividade ao traçar rotas ideais para cada serviço sem ter que voltar à empresa ou rodar horas em vão. Sem falar na facilidade em acompanhar as atividades da equipe em tempo real através de um mapa digital.

Seja equipe de operações, prestação de serviços, vendas, pesquisas externas ou qualquer outra atividade, é possível ter todas essas facilidades em mãos.

GESTÃO DE FROTAS

A inteligência geográfica auxilia de maneira efetiva na gestão de frotas empresariais ao utilizar-se do georreferenciamento proporcionado pelos sistemas SIG. O gestor pode visualizar no mapa todos os veículos, sejam parados ou em curso, por meio de rastreamento; definir rotas, promovendo economia de combustível e obter histórico de percurso de cada veículo.

Esse tipo de recurso tecnológico integrado a informações geográficas beneficia muito empresas de transporte, logística e segurança pública, melhorando a tomada de decisões.

GESTÃO DE INFRAESTRUTURA E REDES

Empresas de telecom precisam controlar sua infraestrutura de redes externas e rede óptica com eficiência e exatidão e isso pode ser facilitado quando é possível visualizar todos os ativos de rede como lances de duto, caixas subterrâneas, etc. em um mapa digital. Os sistemas de inteligência geográfica conseguem mapear esses ativos, após o devido cadastramento dos mesmos e permitem o gerenciamento dos serviços de cada fibra óptica, por exemplo.

Empresas de telefonia, provedores de internet, entre outras, podem reduzir drasticamente seus custos operacionais ao adotar um sistema que lhes dará a localização e status de todos os seus ativos estruturais.

GESTÃO DE ARBORIZAÇÃO

Dentre as inúmeras formas de se trabalhar com a inteligência geográfica existe uma bastante demandada por empresas de energia e órgãos públicos – a gestão da arborização urbana de suas cidades.

As árvores no meio urbano precisam de cuidados e inspeções periódicas para manter sua saúde e não causarem riscos aos seres humanos, como quedas e interferência em redes elétricas.

E é neste momento que um sistema de informações geográficas auxilia essas empresas, permitindo o cadastro e visualização de todas as árvores da região em mapa. Pense como seria prática a gestão de podas e inspeção de árvores ao visualizar o status, localização e histórico de cada uma em poucos cliques.

Essas são apenas algumas formas de se incluir a inteligência geográfica na gestão empresarial. Essa gestão com dados geográficos é uma realidade cada vez mais acessível para empresas de todos os setores e portes, basta avaliar a ferramenta tecnológica que melhor se encaixa à sua demanda e dar início a uma gestão mais assertiva.

Leia mais a respeito e inicie uma avaliação de sistemas que podem atender suas necessidades. Você vai sentir rapidamente a transformação na gestão do seu negócio ao aderir à inteligência geográfica.

Compartilhar post:

Posts relacionados