Já imaginou contar com um sistema que possui a funcionalidade de análise OTDR? Considere a seguinte situação: você começou a receber vários chamados de uma mesma localização alertando sobre a falta de sinal, provavelmente, neste caso estamos falando de um rompimento de fio.
A partir dessa identificação, um técnico vai a campo e gera um sinal OTDR. É através desse sinal que você consegue ter como base para a identificação dos rompimentos de fibra colocando essa metragem de retorno OTDR a partir dessa caixa no próprio sistema.
Portanto, o próprio sistema percorre o caminho inverso para identificar a rua e o número, ou seja, o local exato em que houve esse rompimento de fibra. Além da facilidade para identificar possíveis problemas, a análise OTDR pode contribuir bastante para o gerenciamento da sua rede.
O que é análise OTDR?
OTDR é uma sigla que significa reflectômetro óptico no domínio do tempo, que consiste em um instrumento de fibra óptica usado para classificar, caracterizar, mapear e resolver problemas e também na manutenção de redes de fibras ópticas.
Nesse sentido, o OTDR funciona transmitindo e analisando o percurso da luz laser pulsada por uma fibra óptica para identificar possíveis rompimentos e pontos de anomalia na rede de fibra óptica.
Em outras palavras, nada mais é que um sistema de radar óptico que usa as informações obtidas através do resultado da luz emitida, que pode ser refletida, espelhada ou devolvida ao ponto de origem.
Portanto, a análise OTDR acontece através da tradução deste comportamento. Ela consegue fornecer informações detalhadas sobre a localização e condição geral das emendas, splitters, conexões e outras características de interesse, como um possível defeito.
Embora a resolução de problemas seja o principal uso dessa funcionalidade, podemos considerar que o cenário ideal é que durante a construção da rede FTTH, já sejam mitigados possíveis defeitos e que a rede óptica seja construída para não haver complicações.
Por isso, a análise OTDR também conta com funcionalidades e vantagens para ajudar a planejar uma expansão do projeto de fibra óptica. Logo, esse é um recurso que possibilita insights valiosos e até certa vantagem competitiva à empresa, visto que entrega dados e funcionalidades que proporcionam uma visão ampla do projeto óptico.
Para que serve a análise OTDR em projetos de rede?
Além da principal funcionalidade que é a resolução de problemas, pode-se dizer que todo provedor precisa de uma análise OTDR. Afinal, ela faz muito mais que isso. A análise OTDR pode ser utilizada nos projetos de rede para auxiliar na instalação, certificação e manutenção dos provedores.
Quando falamos da instalação, a primeira análise é fundamental para testar os cabos de fibra óptica, mostrando as conexões e emendas, certificando sobre o funcionamento da rede. Por falar em certificar, também permite confirmar a qualidade do material utilizado.
Ainda assim, a análise OTDR também serve para salvar a curva do cabo recém instalado, para que possa ser utilizado em medições posteriores. É fundamental realizar no momento da construção de rede, para que a implementação aconteça da melhor forma e que seja identificado imediatamente qualquer tipo de perda no conector.
Uma vez utilizado para testar a integridade na instalação, a análise OTDR também pode e deve ser utilizada para a manutenção da rede. Atuando de forma preventiva, o provedor conquista o benefício de necessitar de menos ajustes de manutenção, reduzindo o retrabalho e os custos operacionais e de mão de obra.
Vantagens de medir fibra óptica com OTDR
A análise OTDR possui a principal vantagem de garantir ao provedor o fornecimento de um serviço de qualidade, evitando que seus clientes sejam prejudicados com a falta de internet por um longo período. Permitindo uma ação rápida, para manter sua estrutura de rede e facilitando a instalação de projetos de expansão.
Através da identificação e certificação de pontos de falha e rompimento, é possível detectar os problemas na rede com rapidez e ganhar velocidade na operação e realização de reparos.
Logo, somente com essa funcionalidade é possível identificar com precisão o local exato do rompimento, proporcionando assertividade no direcionamento da equipe e otimizando o tempo da manutenção.
Detecte pontos de falhas na rede com o Geosite Telecom
O OTDR traz como vantagem a antecipação de problemas de rede FTTH, que garante a possibilidade de identificar pontos com anomalias a agir de forma preventiva. Com apoio de uma ferramenta que possibilita a análise com alta confiabilidade, é possível alcançar um excelente desempenho para o seu provedor.
Dessa forma, a melhor forma de garantir o crescimento e expansão do seu negócio alinhado a um excelente benefício é contratar um software com a análise OTDR, como o Geosite Telecom.
Com o Geosite Telecom, é possível identificar com precisão o ponto e rompimento de fibra, aumentando a eficiência no concerto, otimizando e reduzindo o tempo gasto na manutenção.
Além disso, o software possui outras inúmeras funcionalidades para uma gestão completa como a análise de viabilidade, gestão de ativos, documentação de rede, acompanhamento da camada de saturação de splitters, monitoramento de indicadores de resultado e muito mais.
Adquira a solução ideal para ganhar velocidade na operação, automatizar processos e tarefas rotineiras, contribuir com dados e insights preciosos para a tomada de decisão mais estratégica. E claro, dar escala ao crescimento do seu negócio com menos risco.
Por isso, convidamos você para conversar com um especialista, ver o software e suas funcionalidades de perto e, assim, descobrir como o Geosite Telecom pode agilizar a gestão do projeto, documentação de rede e possibilitar o planejamento de expansão com maior assertividade com base na identificação de demanda prévia.
Gostou de saber mais sobre análise OTDR? Agora você já sabe as vantagens de utilizar esse recurso e como aplicar no seu provedor para potencializar seu projeto de rede de fibra óptica. Aproveite para acessar nosso blog.