A expansão de rede de fibra óptica é uma oportunidade e uma necessidade constante para os ISPs (Internet Service Provider), assim como também um grande desafio visto que é uma decisão importante de negócios.
Dessa forma, a ampliação da infraestrutura de rede exige um planejamento completo e provido de dados precisos para fornecer apoio à tomada de decisão do gerente de projetos do provedor.
Considerando o investimento a ser aplicado na extensão da infraestrutura de rede, escolher a região para qual expandir é uma decisão crucial que precisa ser devidamente estudada e implicará diretamente no sucesso do projeto. Confira neste texto como saber para qual região expandir com maior assertividade, evitando erros e prejuízos.
Como fazer expansão de projeto de rede de fibra óptica?
Sem dúvidas, uma grande dificuldade ou dúvida de um gestor de projetos de provedor de internet é saber como fazer a expansão da rede de fibra óptica e mensurar com a maior precisão possível toda a infraestrutura de rede necessária.
Ou seja, analisando sempre escolher a melhor região para a maior captação possível de clientes e, consequentemente, de maior rentabilidade para a empresa. É uma tomada de decisão de grande importância porque direciona esforços da equipe e recursos financeiros.
A expansão de projeto exige um investimento significativo, logo a decisão precisa ser estratégica, dirigida por informações sólidas e não pautadas em conhecimento empírico. Para isso, se faz fundamental um estudo de campo, atrelado a uma ferramenta profissional capaz de fornecer tais dados com maior precisão.
Dessa forma, explicaremos a seguir como é possível fazer uma expansão de infraestrutura de rede de maneira mais assertiva e lucrativa, utilizando uma ferramenta completa que inclui monitoramento geográfico e permite fazer simulações para verificar a quilometragem de lance de cabo e a quantidade de caixas para instalação na região.
Saiba para qual região expandir seu projeto FTTH
Graças à tecnologia, é possível não apenas realizar um monitoramento geográfico e simular a infraestrutura de rede necessária em uma expansão de projeto, como também fazer um levantamento de viabilidade negativa e descobrir se a região de interesse possui uma demanda existente a ser atendida.
O Geosite Telecom possui uma funcionalidade que analisa se existe demanda prévia em determinada região por meio da viabilidade positiva ou negativa. Ou seja, potenciais clientes que buscaram sua internet, mas não a contrataram por não haver disponibilidade e atendimento na área naquele momento.
Sendo assim, essa região de maior procura se torna um alvo interessante para se aderir à área de atuação no planejamento de expansão do projeto de fibra óptica. Afinal, identifica pessoas que já tiveram interesse no seu provedor de internet.
Com informações e dados preciosos e organizados no computador, um gerente de projeto consegue fazer a gestão de ativos, passivos, infraestrutura e rede de fibra óptica, além de diversas consultas e análises como esta em relação à viabilidade negativa ou positiva, por exemplo.
3 motivos para utilizar o Geosite Telecom para guiar a expansão de rede
Considerando algumas vantagens aqui já abordadas, podemos enumerar a seguir 3 motivos para utilizar o Geosite Telecom para guiar a expansão de projeto:
- identificar e analisar a demanda de uma região para planejar e realizar uma expansão de rede com insights valiosos para tomada de decisão;
- assertividade de área de expansão;
- maior rentabilidade garantida por detectar uma demanda prévia.
Além destas vantagens financeiras que fazem a solução ter um excelente custo-benefício pelo seu retorno estratégico e mais rentável do que uma extensão de rede feita “às cegas”. O software entrega dados relevantes para guiar a tomada de decisão com embasamento real.
Assim, essa solução tecnológica dispensa um árduo e lento trabalho pessoal em campo, pilhas de papéis ou planilhas complexas cheias de fórmulas e passíveis de erro humano, que podem prejudicar todos os dados a qualquer erro mínimo.
Com o Geosite Telecom, todos estes problemas são eliminados, além de possuir uma interface amigável e muito fácil de ser utilizada no dia a dia, que pode ser acessada pelo computador em qualquer hora e lugar, além de ser ajustada de acordo com o perfil de usuário e empresa.
Outra dúvida muito comum dos gestores, é quanto às integrações possíveis e a necessidade de troca de software caso a empresa já possua um. Contudo, a solução pode ser integrada com diversos sistemas de CRM e ERP.
Expanda a infraestrutura de rede do seu projeto
O sistema está em constante aprimoramento para a melhor experiência do usuário e a equipe técnica está sempre à disposição para dúvidas e feedbacks. Nós da Geosite Tecnologia, estamos comprometidos em entregar a melhor solução de gestão de projeto óptico a você.
Os diversos clientes que já utilizam o Geosite Telecom, em depoimento, atribuem a ele elogios como “ótimo, intuitivo e dinâmico”, enquanto outro gestor afirma “consegui reduzir bastante o tempo da minha equipe em campo e ter uma visibilidade incrível do meu trabalho”.
Trata-se realmente de uma ferramenta inovadora e com grande diferencial competitivo no mercado para os provedores de internet escolherem não apenas as áreas mais rentáveis, mas também as de menor concorrência.
Por exemplo, os ISPs de médio porte podem se beneficiar muito das ferramentas ao buscar campos de atuação que ainda não estejam saturados e que não tenham que competir com as grandes empresas.
Com seus diversos recursos, ela não se trata somente de uma ferramenta de gestão com valiosos insights para tomada de decisão mais assertiva, como também auxilia a equipe inteira de projetos, otimizando seu tempo, produtividade, trabalho e precisão.
Conheça todo o potencial do software da Geosite Tecnologia
Vale lembrar ainda, que ela não é útil somente para a expansão de infraestrutura de rede, oferecendo também diversas funcionalidades vitais para manutenção e atendimento do seu provedor. Confira a seguir.
- Indicadores com números atualizados em tempo real de clientes, ocupação de rede, caixas de terminação e muito mais;
- Visualização, criação, edição e remoção das fusões de uma emenda óptica com ou sem splitters;
- Automatiza a gestão de novos clientes, determina o raio de atuação, identifica todas as caixas com portas disponíveis para atendimento, além de realizar a otimização e reserva de portas;
- Relatório topológico com gerenciamento da rede de ponta a ponta por meio de análise integrada dos serviços atribuídos a cada fibra óptica;
- Análise OTDR (Optical Time Domain Reflectometer) para certificação e, identificação de possíveis anomalias e pontos de rompimento na rede de fibra óptica com localização precisa.
Expanda a infraestrutura de rede do seu projeto com o Geosite Telecom, um excelente aliado estratégico da gestão e expansão do projeto de rede de fibra óptica. Conheça nossa solução e faça um teste grátis.
Agora, você sabe as vantagens que o Geosite Telecom agrega ao seu negócio referente a infraestrutura de rede, expansão de projeto e muito mais. Acompanhe nosso blog.