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Imagem ilustrativa para blog sobre inteligência geográfica.

Saiba como utilizar a inteligência geográfica e tecnologias de geolocalização como aliada para alavancar seu provedor

A geolocalização não é novidade para quem utiliza aplicativos como o Google Maps ou aplicativos de transportes, por exemplo. As coordenadas geográficas estão presentes no nosso dia a dia de diversas formas e são essenciais, não apenas para nosso deslocamento, moradia, trabalho, viagem, lazer, como também para alavancar negócios.

Porém, no que diz respeito aos negócios, apenas saber coordenadas geográficas ou coletar dados brutos não é o suficiente, para não dizer que é praticamente inútil. Aí é que entra a tecnologia da inteligência geográfica que, com as ferramentas certas, transforma a simples geolocalização em análise geográfica de dados, que resulta em valiosos insights.

Dessa forma, é possível realizar tomadas de decisões de grande impacto e relevância para a empresa a partir de dados e informações sólidas, ao invés de intuição, achismo, opinião pessoal da gestão ou equipe e mero conhecimento empírico. A inteligência geográfica permite tomar decisões mais estratégicas, assertivas e, claro, mais rentáveis.

Sendo assim, empresas de diversos segmentos vêm aderindo ao seu uso de forma crescente, assim como os ISPs (Provedores de Internet), que podem se beneficiar da inteligência geográfica de inúmeras maneiras, como para expandir sua cobertura de atuação para áreas com maior número potencial de clientes ou para monitorar sua infraestrutura já existente e detectar falhas, por exemplo.

Confira no texto a seguir o que é inteligência geográfica e como usar a análise geográfica de dados no seu provedor de internet para tomar decisões mais estratégicas e lucrativas.

O que é inteligência geográfica?

Para se obter inteligência geográfica, é necessário muito mais do que saber de geolocalização. Isso porque enquanto a geolocalização se trata de mera localização de objeto ou pessoa em algum ponto do mapa, a inteligência geográfica coleta esse dado de georreferenciamento e, a partir de ferramenta adequada, o processa e o analisa, a fim de encontrar padrões para serem interpretados.

Dessa forma, é possível obter informações relevantes sobre sua empresa, empresas concorrentes, seus clientes atuais, potenciais e aqueles cujo perfil não estão de acordo com os clientes ideais. Assim, é possível tratar estratégias úteis e assertivas para diversas finalidades empresariais, como:

  • Geomarketing: dados de localização geográfica são de grande relevância para as estratégias de marketing, que podem realizar ações e campanhas direcionados para determinada região e público desejado, a fim de obter maior taxa de conversão e vendas;
  • Gestão de Vendas: ao saber as regiões de menor e maior interesse no seu produto, é possível direcionar os esforços de vendas para as área com demanda e menor saturação da concorrência ou, ainda, identificar outras oportunidades a partir de dados sociodemográficos;
  • Gestão de Equipes de Campo: toda empresa que trabalha com equipe externa, tal como os provedores de internet, precisa fazer uma gestão e acompanhamento dessa equipe, bem como pode indicar melhores trajetos para agilidade e redução de custos, além, é claro, de acompanhar as instalações e manutenções em tempo real;
  • Gestão de Frotas: é possível acompanhar cada veículo parado ou em movimento, também indicando melhores rotas para otimizar o tempo e os custos com combustível. Outra possibilidade é obter um histórico de cada veículo, evitar desvios de rota e problemas com a segurança dos veículos ou seus condutores;
  • Gestão de Infraestrutura de Redes: como mencionado em outro texto do blog, é indispensável que os provedores de internet realizem o devido monitoramento de toda a sua rede de fibra óptica, a fim de inspecionar cada um de seus componentes (como dutos, caixas, cabos, etc) e detectar problemas com a maior agilidade possível e precisão, entre outras funcionalidades que veremos a seguir.

O que podemos afirmar?

Visto os dados acima, podemos afirmar que a inteligência geográfica une dados de geolocalização, geografia, programação, base de dados e geoprocessamento, isto é, o processamento de todos estes dados geográficos dentro de uma ferramenta que foi programada para tal finalidade, capaz de não apenas armazenar estes dados coletados, mas sobretudo de analisá-los para que haja detecção de padrões e sua interpretação.

Importante mencionar, que muito além de dados geográficos, o grande ouro da inteligência geográfica é o cruzamento dos dados sociodemográficos, que permite avaliação do perfil do consumidor e até mesmo da concorrência. Assim, é possível detectar características comercialmente relevantes do consumidor atual e ideal, bem como aquele cujo perfil não interessa à empresa.

Portanto, ao saber qual perfil de cliente é mais relevante ou não para ser prospectado, há grande economia de marketing e equipe de vendas ao realizar ações mais direcionadas, bem como é possível personalizar os produtos e serviços para retenção e fidelização dos assinantes de uma rede de fibra óptica, por exemplo.

A seguir vamos adentrar mais especificamente no mercado de Provedores de Internet (ISPs) para explicar quais os principais usos e benefícios da inteligência geográfica para este segmento.

Como o provedor de internet pode usar a inteligência geográfica de forma estratégica?

Agora, você já sabe o que é inteligência geográfica e como a análise geográfica de dados pode ajudar as empresas de diversas maneiras. Porém, deve estar se perguntando como aplicá-la no seu provedor de internet de forma estratégica para reduzir tempo e custo de manutenção ou expansão, além de prospectar mais clientes e fidelizar os atuais, por exemplo.

Confira alguns exemplos práticos a seguir e qual ferramenta o seu provedor de internet pode utilizar para aplicar a inteligência geográfica e obter todos os seus benefícios:

Planejamento de Expansão

A expansão de rede de internet é um desafio para qualquer provedor de internet, a julgar pela sua complexidade e considerável investimento. Por isso, o gestor de projetos ou responsável, precisa basear esta decisão em informações concretas obtidas a partir da análise geográfica dos dados.

Com a ferramenta Geosite Telecom é possível realizar um estudo de demanda prévia ou viabilidade negativa, descobrindo áreas em que há busca pelo seu provedor de internet mas que ele ainda não atende. Com a mesma solução, também é possível mapear locais com maior e menor presença da concorrência, a fim de expandir para locais com menor saturação e maior oportunidade de vendas.

Outra funcionalidade de grande valia do Geosite Telecom a partir da sua inteligência geográfica é a de poder simular a metragem de cabo e todos os componentes necessários para uma nova instalação. Assim fica muito mais fácil planejar uma expansão e estimar o investimento necessário para a infraestrutura da rede de fibra óptica.

Saturação e demanda

Ainda falando sobre os esforços de vendas e da importância da integração deste setor com o setor de projetos, no Geosite Telecom é possível avaliar a saturação dos splitters de fibra óptica, que pode ser utilizada com dois intuitos importantes:

  • Detectar os splitters com maior saturação: para evitar sua sobrecarga e as consequentes falhas na rede e na prestação de serviço, tal como a degradação dos equipamentos e prejuízos devido à necessidade de substituição dos componentes;
  • Aproveitar os splitters com saturação baixa ou nula: para prospectar mais clientes nesses pontos com um custo muito menor do que se precisasse expandir a rede de fibra óptica como um todo;

Monitoramento de infraestrutura

Todo provedor de internet de excelência sabe da importância de monitorar sua infraestrutura, tanto como forma preventiva, quanto para sua manutenção. Dessa forma, o Geosite Telecom ajuda os provedores a monitorarem em tempo real toda a sua rede de fibra óptica de ponta a ponta, de modo a detectar qualquer problema com agilidade e identificar seu local exato.

Assim, é muito mais fácil enviar a equipe de campo diretamente para o local que precisa de reparo e evitar danos maiores. Essa agilidade na manutenção reduz significativamente os custos da operação (como equipamentos e tempo de equipe), sobretudo quando somada à atuação preventiva que detecta qualquer anomalia antes que haja prejuízos piores e a perda de clientes.

Conte com o Geosite Telecom

Agora que você já conhece algumas vantagens e formas de utilizar a inteligência geográfica de maneira estratégica no seu provedor de internet, aproveite para colocar esse conhecimento em prática e ter resultados.

Conte com todos os benefícios do Geosite Telecom, um software completo e avançado para fazer a sua empresa sair na frente.

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