Você sabe qual o preço de uma árvore? Como a Prefeitura de Ilhéus trabalha para revolucionar a gestão de arborização urbana da cidade.
Entender quando uma árvore apresenta risco de queda, necessita de poda ou já está totalmente comprometida por alguma doença e deve ser cortada não é uma tarefa fácil, porém ignorar essa ação pode ser um erro gigantesco.
São inúmeras as consequências da queda de flora para o ambiente urbano: detrimento de patrimônio público e privado, danos à rede elétrica e até coloca a vida da população em risco.
Todos esses possíveis problemas acenderam uma luz vermelha para a equipe da Prefeitura de Ilhéus colocou como ponto crítico no Plano Diretor de Arborização Urbana de Ilhéus a catalogação e gestão de todas as árvores da cidade em 2018.
O principal foco do plano é evitar o prejuízo para os órgãos públicos através de um entendimento da saúde de todas as quase 10.000 árvores da cidade.
Uma missão que pode soar quase impossível, ganhou um aliado de peso: o Geosite Arborização Urbana, a ferramenta completa para a gestão e catalogação de árvores.
Para fazer o trabalho de campo e manusear a solução, a prefeitura contratou 10 estagiários em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB-IEL), além do apoio técnico de 5 professores da Universidade.
Durante 6 meses, os profissionais desbravaram Ilhéus com a coordenação do Prof. Daniel Pieotto da UFSB, a Superintendente de Arborização Urbana, Joélia Oliveira, e os supervisores do Projeto de Arborização Urbana de Ilhéus, José Clóvis Lunardi e Yuri Amorim.
Durante a criação do inventário, cada indivíduo arbóreo foi cadastrado com informações de mais de 50 atributos e com fotos que permitirão acompanhar o crescimento e a gestão das podas.
“O trabalho em entender como está a saúde das árvores de Ilhéus será essencial para evitar custos futuros com danos ao patrimônio público e privado da cidade.
A utilização do Geosite Arborização Urbana e o suporte da equipe têm sido de suma importância nesse processo. Estamos muito felizes com os resultados!”, conta José Clóvis.
Quer entender melhor as árvores da sua cidade e cortar custos de manutenção que não foram planejadas? Agende um teste grátis do Geosite Arborização Urbana e viva o futuro!
Conheça um sistema georreferenciado para a gestão da arborização urbana: