Imagem ilustrativa para blog sobre fibra óptica,

Saiba como fazer seu provedor de internet otimizar recursos na operação da rede de fibra óptica

Segundo relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no mercado mundial de banda larga, o Brasil está entre os 10 primeiros países, mais especificamente em 6º lugar. Outro dado importantíssimo sobre o mercado brasileiro de banda larga, é que enquanto o serviço oferecido por cabos metálicos vêm caindo drasticamente, a fibra óptica vem crescendo fortemente e aumentando sua fatia de share de mercado.

Como em qualquer tipo de rede ou atividade, implantar uma rede de fibra óptica requer planejamento, materiais adequados para instalação e infraestrutura, bem como treinamento adequado. No entanto, a fibra óptica possui grandes vantagens em relação aos cabos tradicionais, elevando a qualidade do serviço prestado pelo provedor de internet e a sua lucratividade.

Independentemente se a sua empresa já utilizava cabos de fibra óptica ou se ainda deseja realizar a migração, é importante saber como otimizar a operação de rede do seu provedor de internet de fibra óptica. 

Por isso, desenvolvemos este texto a fim de apresentar as peculiaridades e vantagens da fibra óptica, assim como dicas e ferramentas que facilitam demais a operação, otimizando tempo e custos.

Vantagens da Fibra Óptica

Mesmo que você já conheça a fibra óptica, é sempre bom frisar suas vantagens e suas peculiaridades, pois assim é possível extrair ao máximo dela, oferecer um serviço cada vez melhor e, claro, obter maior rentabilidade ao saber lidar com a rede de fibra óptica de modo eficiente e otimizado. Portanto, confira a seguir as principais vantagens da fibra óptica.

Velocidade e alcance

O fio da fibra, semelhante a um fio de cabelo, permite que o sinal seja conduzido por feixes de luz, proporcionando uma velocidade muito maior do que quando transmitido por outros tipos de cabos. Além disso, garante maior estabilidade, pois a fibra pode transmitir até 100 GB por segundo. Assim, os horários de pico e de maior acesso não interferem tanto na velocidade.

Além da maior velocidade entregue e estabilidade em horários de maior uso, outra vantagem é seu alcance, já que enquanto cabos metálicos alcançam até 100 metros a partir de cada ponto de acesso, a rede de fibra óptica pode alcançar quilômetros, que variam de 20 km (quando utilizada a topologia ponto-multiponto) a 100 km (quando utilizada a ponto).

Custo-benefício

Somente com o primeiro benefício acima de velocidade, estabilidade e alcance já dá para perceber o quanto a rede de fibra óptica implica em melhor custo-benefício e como é possível fazer muito mais com muito menos. Ademais, os custos de instalação e matéria-prima são 52% menores em relação aos convencionais.

Ainda, podemos somar como vantagem a economia de energia elétrica que, no caso da fibra óptica, é necessária apenas para alimentar o concentrador e o modem do cliente, já que requer menos equipamentos e, também, aquece menos o ambiente, economizando novamente ao dispensar o uso de climatização potente para resfriamento.

E você pode se surpreender ainda mais quando, mais adiante, trataremos no texto sobre a durabilidade dos cabos de fibra óptica e outras dicas para gerar ainda mais economia, além de ferramentas utilizadas por provedores de internet para otimizar a operação e seus custos com Capex (despesas de capitais) e Opex (despesas operacionais).

Ah, e falando ainda em economia, sabia que seu provedor de internet pode detectar rompimentos na rede com rapidez ou até mesmo prevê-los com o Geosite Telecom

Confira mais vantagens da fibra óptica aliadas ao Geosite Telecom

Veja como a fibra óptica juntamente do Geosite Telecom podem otimizar a operação de rede do seu provedor. 

Segurança

A era digital trouxe grandes avanços, mas, infelizmente, trouxe também grandes riscos devido a criminosos e pessoas de má índoles que utilizam os dados das pessoas para comercialização sem autorização, extorsão e outros interesses maliciosos. 

Mas a boa notícia, é que com a fibra óptica essa prática ficou muito difícil, já que nesse tipo de rede os cabos precisam ser cortados, diferentemente das instalações convencionais. 

Outra notícia excelente, é que com a tecnologia do Geosite Telecom, é possível monitorar toda a sua infraestrutura de rede de ponta a ponta e detectar qualquer anomalia com precisão e agilidade.

Proteção a interferências

Há diversos fatores que causam interferência magnética, que é a principal causa das falhas na rede convencional. No entanto, podemos dizer que a fibra óptica é imune a esse tipo de interferência, já que sua transmissão de dados funciona de forma diferente que ocorre em forma de luz por meio do vidro, que é um material dielétrico (isolante), e não por meio metálico.

Ou seja, a rede fibra óptica apresenta muito menos falhas do que a rede metálica, mais um fator para ser levado em consideração pelo seu provedor de internet e para economizar com a manutenção.

Fácil instalação

A rede de fibra óptica requer uma estrutura mais simples, enxuta e prática, com cabos mais finos e leves, que facilitam muito a instalação e a expansão da rede, assim como o acesso a eles, diferentemente de outros cabos de banda larga que são mais espessos e menos maleáveis.

Junto à facilidade de instalação e manutenção, podemos também citar a possibilidade de integração da fibra óptica à tecnologia do Geosite Telecom, que permite planejar a expansão da rede de forma mais assertiva e lucrativa, prevendo demanda e os recursos necessários no investimento, como veremos mais adiante.

Durabilidade

Cabos de fibra óptica duram cinco vezes mais do que cabos metálicos, reduzindo drasticamente custos e materiais na manutenção. Além disso, são muito mais eficientes, pois sua capacidade de transmissão de dados é 10 vezes maior.

Mas claro que, mesmo com muito mais eficiência, durabilidade, economia e vantagem em tantos pontos comparada aos cabos metálicos, a fibra óptica, assim como qualquer tipo de rede de internet, também precisa de cuidados, reparos e, sobretudo, monitoramento para prever ou evitar falhas que possam comprometer a qualidade do serviço prestado ao cliente. 

Portanto, a seguir vamos concluir este texto com dicas, ferramentas e estratégias que fazem toda a diferença na operação do provedor de internet e na otimização da sua rede de fibra óptica, confira.

Dicas de otimização e boas práticas

Como visto acima, a fibra óptica proporciona aos ISPs (provedores de serviço de internet) uma conexão mais segura, ágil, com alto desempenho e menor custo de instalação e manutenção, beneficiando a empresa financeiramente e no maior índice de satisfação dos seus clientes.

Contudo, para uma rede de fibra óptica ter seus benefícios aproveitados ao máximo, aumentar a lucratividade da empresa e, claro, evitar prejuízos, é necessário realizar o devido planejamento e acompanhamento. 

Graças à tecnologia, é possível transformar esse processo minucioso em algo instantâneo, que pode ser feito por tablet, computador, smartphone e qualquer dispositivo móvel, como veremos a seguir.

Conheça um pouco mais sobre o Geosite Telecom

Com a tecnologia do Geosite Telecom é possível realizar, em um único software, o planejamento de expansão da rede, documentação da rede, mapeamento e monitoramento de toda a infraestrutura de rede de fibra óptica, com estatísticas, geoprocessamento e insights valiosos obtidos em tempo real, que podem ser compartilhados com pessoas autorizadas da equipe.

Ele oferece diversas ferramentas essenciais para que os provedores de internet possam otimizar a operação da rede no dia a dia, que reduzem significativamente os custos de expansão, manutenção, equipe e tempo.

Confira as vantagens do software

Estudo de viabilidade para expansão de rede: com o Geosite você consegue saber qual a região mais interessante e lucrativa para expandir sua rede de fibra óptica a partir do estudo de demanda prévia ou demanda negativa;

Análise OTDR: monitore sua rede de ponta a ponta e identifique rompimentos ou falhas na rede com rapidez e precisão do local exato em que se encontra o problema, a fim de enviar a equipe de campo diretamente ao ponto, economizando tempo, recursos e evitando a perda de clientes insatisfeitos. Também é possível usar a análise OTDR para atuar de forma preventiva e evitar transtornos antes mesmo de qualquer reclamação ou eventual problema na rede;

Camada de saturação de splitter: avalie o percentual de saturação dos splitters de atendimento e distribuição da sua rede e atua de forma estratégica junto à equipe de vendas ao descobrir quais pontos estão mais saturados e compensam expansão, ou quais pontos estão com baixa saturação e podem receber maior esforço de vendas e mais clientes, por exemplo.

O Geosite Telecom conta com muitas outras ferramentas e possibilidades de grande utilidade e valia para gerenciar todos os seus ativos, passivos e sua rede de fibra óptica como um todo. 

Faça um teste gratuito e veja como é fácil otimizar a operação de rede do seu provedor de fibra óptica!

Compartilhar post:

Posts relacionados