O Google Maps for Work possui uma gama de funcionalidades para empresas de diversos portes e setores em suas APIs, com o intuito de atender toda e qualquer demanda em geolocalização e soluções de inteligência geográfica, estabelecendo condições claras de gestão estratégica e/ou operacional com o uso do melhor mapa digital do mundo.
A Google Places API é um dos principais recursos do Google Maps para empresas. Ela permite consultar informações de locais em mais de 100 milhões de estabelecimentos e pontos de interesse existentes no banco de dados do Google Maps e Google+ Local, que são atualizados frequentemente por listas autorizadas pelos proprietários e contribuições de usuários.
Apenas com esse recurso, dentre uma série de facilidades da API, os usuários dos aplicativos que usam a Places API possuem grandes vantagens em relação ao uso de mapas.
Places API: vamos pensar em um exemplo prático!
Você tem um aplicativo para uma imobiliária, que mostra todas as casas e apartamentos disponíveis para locação ou venda em mapa. O seu cliente, pode consultar imóveis que são do interesse dele, traçar as melhores rotas para ir visitá-los e ainda, com os recursos da Places API, ele tem menor possibilidade de erro ao digitar um endereço de interesse, usando a função Place Autocomplete.
Ele pode ainda otimizar seu dia e tempo, consultando o banco de dados da API e visualizando por exemplo, caixas eletrônicos disponíveis na região, restaurantes e suas respectivas avaliações para decidir onde almoçar enquanto visita os imóveis e até mesmo avaliar a região do imóvel que ele pretende alugar ou adquirir com base nas informações visualizadas no mapa, como proximidade de escolas, hospitais, bons restaurantes, padarias, dentre vários outros lugares listados na base Google.
Abaixo você pode conferir as possibilidades de solicitações de local que estão disponíveis na Places API e entender como oferecer um aplicativo incrível para seus usuários:
- Place Searches: retorna uma lista de locais com base na localização ou na string de pesquisa de um usuário.
- Place Details: são solicitações que retornam informações mais detalhadas sobre um local específico, inclusive avaliações de usuários.
- Place Add: permite complementar informações no banco de dados de locais do Google com dados do seu aplicativo.
- Place Photos: acesso a milhões de fotos relacionadas a locais armazenados no banco de dados de locais do Google.
- Place Autocomplete: pode ser usada para preencher automaticamente o nome e/ou o endereço de um local à medida que o usuário digita.
- Query Autocomplete: pode ser usada para fornecer um serviço de previsão de consulta para pesquisas geográficas baseadas em texto e retorna consultas sugeridas à medida que o usuário digita.
Imagine agora permitir que seus usuários acessem rapidamente dados geográficos, de negócios e de mapas em qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Pois bem, todas essas funcionalidades estão disponíveis tanto para desktop, quanto para mobile, com recursos da Places API para Android e IOS.
Para os dispositivos móveis, você pode incluir, por exemplo, em seu aplicativo um widget do seletor de local para que seus usuários possam escolher entre os locais mais próximos exibidos no mapa. Pode também fornecer o ID de local que recupera detalhes sobre um local para seus usuários e ainda permitir o preenchimento automático à medida em que digitam algo, facilitando muito seu uso.
São inúmeras as possibilidades da Places API para seu negócio. Basta entendê-las e aproveitá-las da melhor maneira possível, garantindo uma experiência única e produtiva para seu usuário final.
_____________________________________________________________________________________________________________
Saiba mais sobre essa e outras APIs do Google Maps! Converse com um consultor da Geosite Tecnologia (revendedora autorizada).
Vamos entender seu modelo de negócio e lhe apresentar a melhor solução Google Maps.