Acompanhar a saturação dos seus splitters é uma etapa essencial na gestão do seu provedor de FTTH, assim como documentar a rede, registrar fusões e modificações no projeto de rede e determinar as áreas de atendimento, por exemplo.
O splitter óptico é um divisor indispensável para que as redes FTTH cheguem até os clientes, e embora seja considerado um equipamento passivo, que não precise de energia elétrica, o cabo que divide uma única conexão em várias também requer atenção quanto à sua saturação.
Isso porque, a saturação dele pode gerar distorções nos sinais de saída, e como se deve imaginar, diversos problemas com a qualidade do serviço prestado ao cliente. Dessa forma, é preciso acompanhá-lo constantemente e em tempo real, identificando aqueles que ainda podem receber mais demanda, e quais já estão próximos da saturação ou já saturados.
Leia o texto a seguir e saiba como visualizar as caixas de atendimento e status de ocupação de cada splitter óptico para evitar problemas e direcionar as vendas de forma mais estratégica e lucrativa para a empresa, utilizando menos recursos e equipamentos.
Duas razões para monitorar a saturação de splitter
É de suma importância que o provedor de internet tenha uma forma fácil, ágil e confiável de visualizar as caixas de atendimento e status de ocupação de cada splitter óptico que compõe a infraestrutura do projeto.
Seja para retenção dos clientes atuais ao garantir a qualidade do serviço prestado, seja para ampliar a área de atendimento para os locais de menor saturação e ter uma gestão estratégica e assertiva para maior retorno financeiro, acompanhar a saturação dele é uma das etapas principais para gerenciar o seu projeto FTTH.
Além disso, com o passar do tempo, uma rede saturada pode degradar a fibra óptica e parar de funcionar, gerando vários custos com novos cabos, manutenção e insatisfação dos clientes que tiveram seu serviço interrompido e precisam urgentemente da internet para estudar ou trabalhar, por exemplo, especialmente com a alta do home office.
Dessa forma, apontaremos a seguir ao menos dois motivos principais que justificam o acompanhamento dessa saturação em todas as suas áreas de atendimento e como usar esse monitoramento de forma estratégica na sua gestão.
Identificar splitters que podem receber mais clientes
Ao identificar os splitters de menor saturação, é possível saber quais deles ainda podem receber mais clientes, e assim, direcionar os esforços comerciais da equipe de vendas para prospectar clientes justamente nas regiões com splitters com ocupação nula ou baixa, visando aproveitar o potencial da infraestrutura existente.
Assim você aumenta o número de clientes e expande sua prestação de serviços a um custo muito menor do que se tivesse que realizar uma expansão de infraestrutura de rede de fibra óptica completa. Sem dúvidas, é uma forma inteligente de aproveitar suas instalações já existentes e aumentar a receita do provedor de internet com facilidade e economia.
Detectar splitters com ocupação alta
Como visto acima, detectar os splitters com menor saturação são de grande valia para conquistar novos clientes investindo menos. Por outro lado, monitorar e detectar aqueles com alta ocupação também pode gerar oportunidades comerciais e rendimentos.
Isso porque, embora um splitter que está em sua capacidade máxima não possa receber mais clientes naquele ponto, é possível que a região tenha uma demanda consolidada para o provedor instalar splitters adicionais e expandir a sua rede de fibra óptica.
Portanto, podemos afirmar que acompanhar os splitters ópticos, tanto os com baixa saturação quanto os com alta saturação, traz grandes insights para tomadas de decisão mais estratégicas, assertivas e lucrativas, além de evitar diversos problemas e prejuízos na sua rede e prestação de serviço.
Agora que você conhece a importância e os benefícios de realizar esse monitoramento, saiba como acompanhar a ocupação deles na prática e também realizar outros tipos de monitoramento de fibra óptica.
Como acompanhar a ocupação dos splitters?
Uma vez que o splitter divide o sinal de um único cabo para vários, ele reduz significativamente os custos com a expansão da rede de internet dos provedores, permitindo maior escalabilidade e lucro. No entanto, a saturação do equipamento precisa ser acompanhada para evitar problemas no sinal e prestação de serviço, por exemplo.
Dessa forma, para evitar problemas e prejuízos, é necessário acompanhar a saturação do splitter. Mas como fazer isso com tantos splitters distribuídos em toda a sua rede de fibra óptica? Isso é possível graças a um software especializado em gestão de provedores de internet, capaz de monitorar o mapa de rede e que permite visualizar a camada de saturação de splitter.
Confira a seguir como isso é possível e como testar o software no seu provedor de internet para usar esses dados a seu favor.
Acompanhe o status de ocupação dos splitters em tempo real com o Geosite Telecom
Já imaginou um sistema em que consiga visualizar não apenas todas as suas caixas de atendimento, como também verificar todos os splitters ópticos que já estão com as portas saturadas ou menos saturadas?
Com o Geosite Telecom é possível visualizar os splitters e sua porcentagem de saturação classificada por cores, conforme as porcentagens. Confira no vídeo que a Digicade preparou para você sobre esse assunto:
Além disso, o Geosite Telecom possibilita o gerenciamento de fusões e ajuda a manter o mapeamento do projeto sempre atualizado. Assim, você tem indicadores e insights para tomar decisões, investir onde precisa e perceber os pontos que necessitam de melhoria.
Outro grande trunfo de vantagem competitiva e financeira da plataforma é a função de análise OTDR, que detecta anomalias na rede, que pode ser utilizada de forma preventiva e proativa evitando problemas e manutenções, ou então para proporcionar reparos mais ágeis ao mostrar com precisão o local do problema nos cabos de rede de fibra óptica, levando o técnico em campo diretamente aonde precisa ir.
Conheça melhor o software Geosite Telecom e suas diversas funções que fazem dele uma solução completa para gestão inteligente do seu provedor de internet.
Foi útil entender como gerenciar seus splitters para não perder mais vendas? Aproveite para conferir outros conteúdos como este em nosso blog.