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Saiba como aumentar as vendas externas da sua empresa

Para quem busca aumentar as vendas externas da empresa, é fundamental apostar em melhorias, tanto nos recursos humanos, quanto nos recursos tecnológicos da empresa

Sendo assim, treinar os vendedores externos e fazer investimento em uma ferramenta de otimização que permita o acompanhamento em tempo real das equipes, enviar ordens de serviço, entre outras funções, é muito importante e pode significar a mudança entre o sucesso e o fracasso do negócio a longo prazo.

Combinando esses elementos, você pode aumentar suas vendas externas e melhorar a satisfação do cliente e a eficiência operacional. Então, para saber mais sobre isso, não deixe de acompanhar a leitura até o final!

O que são vendas externas?

As vendas externas, nada mais são, que as transações que se dão fora do espaço físico da empresa. Sendo assim, essas transações são geralmente feitas em ambientes onde o produto ou serviço vai até o local do cliente.

Com esse tipo de vendas, o gestor pode ter uma visão mais ampla das necessidades do cliente, além de poder oferecer um serviço mais próximo e personalizado.

No entanto, as vendas externas tendem a exigir habilidades maiores da equipe. Uma comunicação eficaz, um conhecimento amplo do produto e a capacidade de se adaptar a qualquer situação são algumas das principais características que um vendedor externo precisa ter.

Quais são os principais erros cometidos nas vendas externas?

Como vimos, as vendas externas são uma ótima opção para as empresas que buscam construir uma relação sólida e mais próxima com seus clientes. E isso exige um nível maior de habilidade das equipes de vendas.

Contudo, a falta dessas habilidades, ou o pouco investimento na melhoria dos recursos humanos da empresa não são os únicos erros que podem ocorrer nesse tipo de transação.

A seguir, listamos alguns dos principais erros que os vendedores geralmente cometem durante as vendas externas, que podem atrapalhar o crescimento e até a lucratividade da empresa ao longo do tempo. Confira!

Falta de organização

A falta de organização é um dos mais comuns, quando falamos em vendas externas. Se a empresa e as equipes não se organizam de maneira efetiva, os vendedores podem acabar perdendo tempo e recursos, o que afeta diretamente o sucesso desse tipo de operação.

Esse tipo de erro se traduz, no fim das contas, em perdas de oportunidades, o que, hoje em dia, em um mercado tão concorrido, pode ser motivo do fracasso da empresa.

Falta de infraestrutura

Outro erro comum nas vendas externas é a falta infraestrutura por parte dos gestores de equipe. Sendo assim, isso impede que cada um exerça suas funções de maneira eficiente, especialmente quando falamos em comunicação e acesso às informações em tempo real.

Não ter uma visão estratégica

A falta de uma visão estratégica significa que a empresa não tem um plano claro para alcançar seus objetivos. Dessa forma, a falta de objetivos de longo prazo pode trazer uma descoordenação dos esforços das equipes, além de resultados medianos.

Não buscar conhecimento sobre o cliente

Um outro erro crítico nesse tipo de transação é a falta de conhecimento a respeito de seus clientes. Afinal, compreender as reais necessidades do cliente é indispensável para a conclusão e o fechamento das vendas.

Não ter um treinamento

Por último, mas não menos importante, não ter um treinamento efetivo pode afetar o preparo das equipes para os problemas e situações cotidianas. Esse é um mercado cheio de desafios, e não se preparar para satisfazer as demandas dos clientes pode ser catastrófico para as empresas.

Como solucionar esses problemas e aumentar as vendas externas?

Cada um dos erros listados acima pode resultar no fracasso da sua empresa a longo prazo. Então, confira a seguir como solucionar esses problemas e aumentar suas vendas externas!

Planeje metas e objetivos

Tenha um plano claro para alcançar as metas e objetivos da empresa. Afinal, isso ajuda a direcionar os esforços, além de trazer mais motivação para as equipes.

Desenvolva as habilidades dos vendedores externos

Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento dentro da empresa. Assim, os vendedores podem adquirir habilidades de comunicação e conhecimento, não só sobre os clientes, mas sobre os produtos e serviços também

Alinhe as metas de vendas com o time de marketing

Ao alinhar suas metas de vendas com a equipe de marketing, é possível criar campanhas para atrair o tipo certo de público, além de gerar leads cada vez mais qualificados.

Pesquise e conheça seu público-alvo

Após fazer pesquisas e conhecer, de maneira clara e profunda, seu público, você e sua equipe poderão desenvolver abordagens personalizadas de vendas.

Registre todas as suas vendas

Com o acompanhamento do registro das vendas externas, você poderá gerar relatórios mais precisos e fazer melhorias constantes e assertivas.

Mapeie seu fluxo de vendas

Com esse mapeamento, a equipe de vendas externas poderá otimizar diferentes aspectos do processo. Além disso, também será mais fácil identificar e remover possíveis gargalos.

Faça um bom pós-venda

Esse é um passo fundamental para quem deseja aumentar as vendas externas da empresa. Assim, é possível fidelizar seus clientes atuais, além de facilitar o acompanhamento de qualidade de seus produtos e serviços.

Adote a política de feedback aos vendedores externos

Com uma política de feedback construtivos, suas equipes poderão evoluir e buscar melhorias continuamente, de forma aberta e saudável dentro da empresa.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, implemente soluções tecnológicas que facilitam o acompanhamento de vendas, comunicação com clientes e gestão de informações.

Como o Geosite Equipes de Campo pode auxiliar na produtividade das vendas externas?

O Geosite Equipes de Campo é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade em vendas externas. Com ela, é possível otimizar o tempo dos vendedores, graças ao planejamento e roteirização inteligente.

Além disso, a comunicação entre os vendedores e a empresa se torna mais eficiente, com a possibilidade de enviar e receber informações em tempo real.

Relatórios detalhados são gerados automaticamente, o que permite um acompanhamento preciso da operação. A segurança também é maior, graças ao monitoramento constante das equipes.

Ainda mais, com o Geosite Equipes de Campo, a integração entre os membros e a redução de custos operacionais também é mais fácil. O fluxo de trabalho também se organiza melhor, e ordens de serviço podem ser enviadas diretamente aos dispositivos móveis.

Resumindo

O que é uma venda externa?

Venda externa é o processo de comercialização de produtos ou serviços fora do ambiente tradicional de vendas, como lojas ou escritórios. Envolve o contato direto com clientes em suas casas, em eventos ou outros espaços públicos, permitindo uma abordagem mais pessoal e detalhada.

Como fazer uma venda externa?

Para realizar uma venda externa eficaz, comece planejando sua rota e agendando visitas. Entenda as necessidades do cliente e apresente seu produto como a solução ideal. Demonstre entusiasmo e profissionalismo e esteja preparado para responder a qualquer objeção, fechando a venda com clareza e confiança.

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