A rede de fibra óptica possui diversas vantagens em relação aos cabos metálicos, como custo-benefício, maior capacidade de transmissão de dados, velocidade, durabilidade e segurança. Contudo, assim como qualquer sistema de rede de internet, precisa ser devidamente supervisionado para detectar problemas com agilidade ou atuar de forma preventiva e evitá-los.
Sabendo dos riscos da falta de monitoramento de rede, cada vez mais os ISPs (provedores de internet) estão aderindo a ferramentas de monitoramento especializadas no segmento, capazes de atender suas necessidades diárias de operação. Além disso, as ferramentas de monitoramento disponíveis apresentam diversas vantagens para reduzir tempo e custos.
Saiba o que é monitoramento de rede de fibra óptica, quais as funcionalidades e como os provedores de internet podem utilizar essas ferramentas para otimizar tempo e recursos na instalação e operação, a fim de obter maior lucratividade e satisfação dos assinantes.
O que é monitoramento de rede?
Realizar monitoramento é um termo que significa fazer a inspeção, vigilância e supervisão de algo por meio de um monitor. Muitas empresas utilizam sistemas de monitoramento e vigilância, para garantir a segurança de sua estrutura, por exemplo, evitar vandalismos, imprevistos e prever ameaças para agir com agilidade e, assim, mitigar consequências maiores.
Então, no caso da rede de fibra óptica, significa fazer a supervisão de toda a infraestrutura de rede em tempo real por meio de sistema próprio para tal finalidade. Isso porque, tais imprevistos mencionados acima também podem ocorrer, considerando suas devidas peculiaridades, como veremos a seguir.
Por que monitorar a rede de fibra óptica?
Apesar das diversas vantagens dos cabos de fibra óptica em relação aos cabos coaxiais ou fio telefônico, a fibra óptica é naturalmente frágil, já que as fibras se tratam basicamente de estruturas tão finas quanto um fio de cabelo e feitas de vidro.
Embora sejam protegidas por cabo, é possível que haja infiltração de água, escavação, ataques de pessoas mal intencionadas e até de roedores, que podem danificar a estrutura e gerar falhas na entrega do serviço.
É indispensável que o Provedor de Internet realize a supervisão de toda a sua infraestrutura, de ponta a ponto, averiguando em tempo real se há qualquer problema ou ruptura para um reparo ágil e preciso.
Entre os principais tipos de falha ou problemas na rede de fibra óptica, também estão:
- arranhões;
- resíduos, sujeiras ou oleosidade;
- rachaduras;
- rompimentos;
- envelhecimento ou deterioração da proteção plástica;
- entre outros.
Apesar de comuns, esses problemas podem ser prevenidos com a devida inspeção de toda a rede e cada um dos seus componentes. Considerando a sua extensão e grande quantidade de componentes das instalações, certamente se trata de um trabalho minucioso, mas que, felizmente, pode ser muito mais fácil com auxílio de tecnologia e de ferramentas de monitoramento de rede de internet adequadas.
Confira a seguir como funciona a ferramenta de monitoramento de fibra óptica, quais as funções disponíveis e como ela pode otimizar a operação do seu negócio.
Benefícios do Geoprocessamento
Com a tecnologia de geoprocessamento e o software certo, é possível realizar o monitoramento de rede em tempo real, de forma fácil e rápida, otimizando as operações no dia em relação ao tempo dispensado, equipe, custos e retenção de clientes. Estamos falando do Geosite Telecom, solução especializada em gestão e monitoramento de rede de fibra óptica para provedores de internet.
O Geosite Telecom pode ser acessado a partir do computador ou qualquer dispositivo móvel e, ao simples toque de um dedo ou alguns cliques, é possível obter estatísticas, por exemplo, ou fazer a análise da rede para detectar anomalias com a indicação precisa do local onde o problema se encontra.
Mas o monitoramento de infraestrutura é apenas uma das suas ferramentas e possibilidades, sendo que no software Geosite é possível também utilizar diversos recursos, como:
Análise OTDR
Uma vez que a fibra óptica realiza a transmissão de dados por um feixe de luz, é possível avaliar a perda desse sinal ou sua atenuação do tempo que viaja de uma ponta para outra a partir da Análise OTDR (Optical Time Domain Reflectometer) e, assim, detectar falhas para reparo e, inclusive, atuar de forma preventiva.
Expansão estratégica e mais assertiva
Com o Geosite Telecom e sua tecnologia de geoprocessamento, também é possível descobrir as regiões mais interessantes para expandir a área de atuação do seu provedor de internet a partir da análise de demanda prévia, o que torna o planejamento de expansão de rede mais assertivo e lucrativo ao detectar uma região com clientes potenciais e com menor saturação da concorrência.
Além da análise de demanda, é possível estimar os recursos e investimentos necessários a partir do sistema, que simula a metragem de cabo e outros componentes necessários para cobertura da área desejada.
O que mais é possível fazer com o Geosite Telecom?
Estas são apenas algumas das vantagens e funcionalidades do software Geosite Telecom, mas ele é uma solução completa de gestão de ativos e passivos, documentação de rede, planejamento, expansão, monitoramento, análise, estatísticas, insights, verificação de demanda, saturação de splitter, simulação de equipamentos para infraestrutura e outras possibilidades vitais para o dia a dia do seu provedor.
Por isso, o sistema possui excelente custo-benefício e retorno, não apenas por digitalizar e transformar tarefas complexas e demoradas em tarefas muito mais rápidas e simples, mas também por fornecer análises que podem orientar tomadas de decisão com base em dados e geoprocessamento em vez de mera opinião ou conhecimento empírico que pode induzir a erros e grandes prejuízos.
Conheça o Geosite Telecom e saiba como fazer um bom monitoramento de rede de fibra óptica ou otimizar sua operação e gestão de provedor de internet de forma completa em uma única solução:
Aproveite para conferir mais conteúdos exclusivos como este, em nosso blog.