Geosite Teconologia
Imagem ilustrativa para blog sobre OTDR.

Análise OTDR: identifique rompimentos na rede com rapidez

O tempo para detecção de falhas na rede de fibra óptica e para a sua manutenção, implica diretamente nos custos e na rentabilidade do provedor de internet. Com isso, surgiu a necessidade de buscar métodos eficazes, ágeis e tecnológicos para diagnosticar problemas e repará-los quanto antes, como o método OTDR.

A análise OTDR permite a certificação e identificação de possíveis anomalias em redes ópticas com a vantagem de fazer uma checagem constante de ponta a ponta. Assim, é possível realizar o processo de troubleshooting com maior precisão e agilidade, evitando problemas na prestação de serviço, reclamação de clientes e cancelamentos.

Confira a seguir como utilizar e quais os benefícios da análise OTDR para verificar toda sua estrutura de fibra óptica e otimizar a manutenção de rede ou prevenir adversidades.

Como funciona a análise OTDR?

OTDR do inglês, Optical Time Domain Reflectometer, ou em português, Reflectômetro Óptico de Domínio do Tempo, trata-se de um dispositivo que mede a perda ou atenuação de um pulso de luz emitido em uma das pontas da fibra óptica. Detectando assim, irregularidades que necessitam de reparo e o local onde elas se encontram.

Cada tipo de fibra óptica tem um padrão de refração, isto é, tempo de retorno do pulso de luz enviado, de acordo com o material utilizado. Esse padrão de refração é indicado pelo fabricante, de modo que a rede possa ser analisada de ponta a ponta, apurando se há algum atraso ou diminuição de refração, indicando a necessidade de manutenção da rede.

Isso porque essas alterações indicam anomalias e problemas como:

  • esmagamentos;
  • rupturas;
  • problemas em conectores;
  • degradação;
  • vazamentos de luz.

Além de identificar essas situações citadas acima, a análise OTDR serve ainda para mensurar o comprimento do cabo, ou da onda dos transmissores ativos na rede de fibra óptica. Assim como gerar insights sobre o desempenho dos componentes (cabos, emendas e conectores) e certificar a qualidade da instalação realizada, refletindo também na qualidade do serviço prestado ao cliente pelo provedor de internet.

A seguir veremos como aplicar a análise OTDR em provedores de internet.

Como aplicar OTDR em provedores de internet? 

O sonho do gerente de projetos, ou gerente de atendimento de um provedor de internet é mapear toda a rede de fibra óptica e poder verificar rapidamente e com precisão o local exato em que houve algum problema com os cabos, emendas ou conexões. Para assim, realizar a manutenção de rede de forma mais ágil e menos onerosa o possível.

Felizmente, esse sonho de produtividade e eficiência é possível com a tecnologia Geosite Telecom, uma solução especializada em provedores de internet e suas equipes que necessitam fazer um gerenciamento ou análise completa de toda a estrutura de rede de fibra óptica. 

Saiba como é fácil realizar a análise OTDR (Optical Time Domain Reflectometer) no Geosite Telecom

O Geosite Telecom possui a funcionalidade de análise OTDR, que assim como suas demais utilidades, pode ser facilmente acessada por computador ou dispositivo móvel. Essa é a prova de que a tecnologia pode aprimorar o processo de troubleshooting e manutenção.

Vamos supor um exemplo muito comum no dia a dia dos provedores para que você possa entender melhor como funciona:

Suponha que todos os clientes de uma determinada caixa estão sem internet, assim presume-se que há um rompimento em algum trecho no cabo de fibra óptica, certo? Então, como repará-lo de forma mais rápida e sem muitos custos? 

De acordo com o processo de troubleshooting ou solução de problemas utilizado por T.I.s e provedores de internet, a estratégia consiste em quatro etapas, sendo que a reparação em si, é a última. Isso porque antes de consertar o problema é necessário passar pelas três etapas anteriores: definir, analisar e diagnosticar o problema. 

Entenda de uma forma ainda mais simples o que seria a análise OTDR

Fazendo uma analogia a outra área, é como uma pessoa que está com dor após uma queda, mas o médico ainda não pode medicar ou engessar o paciente sem ter um diagnóstico em mãos. Embora o profissional acredite fortemente que o paciente esteja com o osso quebrado, ele não pode confirmar o problema e o local exato da ruptura do osso sem uma radiografia. 

E o que a situação acima tem a ver? 

É que a análise OTDR do Geosite Telecom funciona como um raio-x da rede de fibra óptica, conseguindo identificar se há um problema e onde exatamente ele se encontra. Tendo essa tecnologia à sua disposição, basta enviar o técnico a campo para a caixa dos clientes que estão sem internet e solicitar que ele gere um sinal OTDR.

Uma vez que o sinal foi enviado, no software é possível colocar a metragem de cabos daquela região e saber em questão de segundos e precisão a rua e o local em que houve a ruptura da fibra. 

Com um diagnóstico preciso e imediato, o reparo da rede se torna muito mais ágil e de menor custo, o que é favorável não apenas para os clientes que precisam ter sua internet restabelecida, mas sobretudo para o provedor de internet que precisa dispensar de menos recursos e tempo de equipe. 

Apesar da analogia acima, sabemos que um problema de internet pode não se tratar da saúde física de alguém, mas sem dúvidas se trata da saúde financeira da empresa, não é mesmo? 

Por isso nos estendemos um pouco na explicação para que ficasse mais compreensível a importância de ter a ferramenta certa para realizar um diagnóstico rápido e preciso e, consequentemente, encontrar a melhor forma de solucionar um problema. 

Por que vale a pena investir na análise OTDR do Geosite Telecom?

A funcionalidade de análise OTDR do Geosite Telecom auxilia não apenas nos casos de manutenção, como também de prevenção ao identificar anomalias na rede antes mesmo de haver reclamações. 

Portanto, a solução traz diversas vantagens como:

  • reduzir custos operacionais;
  • direcionar melhor a equipe operacional de manutenção de rede e otimizar sua produtividade;
  • contribuir com a satisfação do cliente e evitar rescisões de contrato;
  • obter reparos mais rápidos por identificar a localização exata do rompimento;
  • atuar de modo preventivo e não apenas no modo corretivo.

Somente as vantagens acima seriam suficientes para compensar o investimento e considerá-lo de excelente custo-benefício, considerando a redução de custos e prejuízos tanto na manutenção, quanto na prevenção. 

Ainda mais que análise OTDR: o Geosite Telecom possui funcionalidades de extrema utilidade 

Um grande diferencial competitivo que o Geosite Telecom oferece, é nortear o planejamento de expansão de rede de fibra óptica analisando a viabilidade negativa e indicando a demanda prévia em uma região interessante de ser prospectada e com maior chance de rentabilidade. 

A solução auxilia ainda na gestão de ativos, passivos, além do registro da documentação da rede, que sem a devida organização e digitalização pode se tornar um desafio e acarretar diversos problemas no cotidiano da equipe e da empresa. 

Viu só como o Geosite Telecom é a melhor solução tecnológica para o seu negócio? Comece hoje a automatizar sua gestão de projeto FTTH.


Agora que você compreendeu sobre a análise OTDR, e entendeu todas as suas utilidades, aproveite e confira outros conteúdos informativos em nosso blog.

Compartilhar post:

Posts relacionados