Geosite Teconologia
Imagem ilustrativa para blog sobre documentação de rede.

Software de documentação de rede: conheça o Geosite Telecom

Embora seja deixada de lado por muitas empresas, a documentação de rede é uma das etapas essenciais para garantir o sucesso do projeto de rede de fibra óptica. Muitas vezes, ela é negligenciada justamente por se tratar de uma das mais desafiadoras e que requer atenção, uma vez que ela orienta a inclusão de novos clientes e todas as manutenções de rede.

Neste texto, vamos abordar a importância e as vantagens de fazer uma documentação de rede e, ainda, se é adequado fazer o processo de forma analógica ou digital utilizando um software de documentação.

Por que é tão importante ter uma boa documentação de rede? 

Quando um provedor de internet de pequeno ou médio porte inicia no mercado, muitas vezes não se preocupa em documentar a rede. Porém, à medida que a empresa vai crescendo, sua rede também vai crescendo, e a gestão, que antes parecia mais simples, vai ficando cada vez mais complexa.

Além disso, quando a empresa cresce de forma significativa, ela pode despertar interesse no mercado e, inclusive, é muito comum nesse segmento haver aquisição por parte de alguma outra empresa. O que muitos empresários não se lembram, é que para uma aquisição ser possível, a sua rede precisa estar devidamente documentada.

Dessa forma, muitas empresas grandes que, com certeza, um dia já foram pequenas, acabam voltando atrás e dando atenção para essa etapa, tendo em vista que fazer uma documentação de rede bem detalhada é fundamental para crescer de forma sustentável, e ainda, orientar diversas ações e expansões também. 

Confira a seguir algumas vantagens de realizar a documentação de rede do seu provedor de internet.

Vantagens de fazer documentação de rede

Já mencionamos acima como a documentação da sua rede GPON pode nortear diversas ações, mas há ainda muitas outras vantagens de realizar a documentação de rede, ou seja, o monitoramento de toda a infraestrutura de rede física, das quais vamos citar algumas:

  • Permite uma visão ampla que facilita a expansão futura do projeto;
  • Contribui com o acompanhamento do projeto FTTH pela equipe a partir do compartilhamento seguro, preciso e controlado das informações;
  • Auxilia no estudo de campo, estudo da viabilidade de atendimento e demanda, e previsão de recursos necessários na instalação, estimando a metragem de cabos, a reserva de porta na caixa, por exemplo, entre outras funcionalidades.

Agora que você conhece a importância e algumas vantagens de realizar devidamente a documentação de rede, vamos explicar a seguir se é melhor realizar a documentação de forma analógica e quando é necessário utilizar um software de documentação de rede para realizar o processo de forma digital.

Documentação de rede: analógica ou digital? 

Antes de optar por uma documentação de rede analógica ou digital, é necessário fazer um levantamento das vantagens e dos riscos envolvidos nessa escolha. Por isso, trouxemos para você fatores importantes e que precisam ser considerados para não colocar sua lucratividade e empresa em risco.

É seguro e prático confiar no analógico/papel?

Garantir-se apenas no fator humano nunca é adequado na gestão de uma empresa, isso inclui a sua documentação de rede. 

Certamente é muito arriscado confiar apenas no funcionário detentor da informação, sendo que ele pode estar indisponível, ter alguma emergência, ou pior: desligar-se da empresa e a mesma ficar a ver navios.

Outro risco é perder estas informações que não estão nas nuvens, mas sim num papel ou de forma que possa ser adulterada ou extraviada, seja por um problema maior como incêndio, roubo, alagamento ou até mesmo um simples descuido humano.

Além disso, sem um software de documentação de rede, o gestor e sua equipe perdem produtividade, agilidade, valiosos insights, dados, análises instantâneas e precisas que seriam fundamentais para a tomada de decisões e, consequentemente, sua rentabilidade. 

Sem a tecnologia, o compartilhamento interno das informações fica muito difícil e lento, além do risco de acontecer um telefone sem fio e ser impossível de garantir que cada ponto importante seja devidamente lembrado.

Portanto, deixar a documentação do seu projeto de rede no papel ou apenas sob conhecimento da sua equipe sem digitalizá-la, dá uma falsa sensação de economia que, no final das contas, não vale a pena e ainda pode causar muita dor de cabeça e desperdício. 

Sendo assim, já que um software de documentação de rede é extremamente indicado, saiba como funciona, quais as suas vantagens e funcionalidades e se há algum risco.

Documentação de rede digital: software de documentação de rede

Como mencionado acima, os riscos e as desvantagens de realizar a documentação de rede do seu provedor de internet de forma analógica ou sem o uso de um software especializado são inúmeros. 

Mas e o software de documentação de rede, como funciona? Traz realmente benefícios? Vale a pena investir? Confira as respostas dessas e outras dúvidas a seguir.

Conheça o Geosite Telecom 

O software de documentação de rede Geosite Telecom permite o registro e mapeamento de toda a infraestrutura de rede nas nuvens, evitando a perda de informações e com a segurança de armazenamento na Oracle Cloud e API do Google Maps. 

Com ele, é possível centralizar as informações todas em um só lugar de fácil acesso, com interface amigável e, ao mesmo tempo, compartilhar informações com a equipe a partir de perfis com acessos personalizados conforme a sua necessidade e as devidas permissões e controle.

Além da documentação de rede digitalizada permitir um crescimento sustentável e monitorado, uma das funcionalidades do Geosite Telecom, por exemplo, auxilia diretamente na expansão da rede de fibra óptica com estudo de demanda pré-existente.

Aprimore a gestão do seu provedor com o Geosite Telecom

Como visto, muito mais do que uma solução para documentação de rede, o Geosite Telecom é um software completo para a gestão de toda a sua rede de fibra óptica.

Ele garante gestão dos ativos, passivos, análise OTDR (que demonstra falhas e anomalias nos cabos e a localização exata do problema), além de possibilitar a indicação de regiões mais rentáveis e menos saturadas pela concorrência para investir e prospectar clientes, entre outras funções de grande valia para gestão e equipe do provedor de internet.

Faça um teste grátis do Geosite Telecom e veja como é possível aprimorar a gestão do seu projeto FTTH de forma integrada, desde a documentação, acompanhamento, manutenção até a expansão.


Gostou de conferir as dicas deste blog? Aproveite, e confira outros conteúdos exclusivos e informativos em nosso blog.

Compartilhar post:

Posts relacionados