Geosite Teconologia
Imagem ilustrativa para blog sobre geoprocessamento.

Como a inteligência geográfica e o geoprocessamento contribuem com a gestão de provedores de internet

Você deve imaginar o quanto é complexo e minucioso realizar um planejamento de rede de fibra óptica, a sua documentação, o mapeamento de projeto, expandir a área de atuação e atendimento, etc. Não é nada simples fazer a gestão de um provedor de internet, mas o geoprocessamento e um bom software de gestão de rede FTTH podem ajudar.

Por isso, como uma boa empresa que trabalha com tecnologia, nada mais coerente do que utilizar a tecnologia a seu favor para tornar essas tarefas mais simples e precisas, não é mesmo? 

Mas, infelizmente, muitos donos de provedores e suas equipes utilizam apenas a geolocalização gratuita ou pior, nem isso. Assim, na busca de economizar recursos, acontece justamente o oposto: prejuízos e problemas na expansão da rede e identificação de viabilidade.

Para obter uma gestão aprimorada, mais personalizada para o cliente e mais lucrativa para o provedor de internet, não basta utilizar a geolocalização, é necessário utilizar de inteligência geográfica e geoprocessamento. Com certeza, há muitas dúvidas acerca do assunto, por isso desenvolvemos este texto para ajudar.

Entenda o conceito de geoprocessamento

Afinal de contas, o que é geoprocessamento, já que ele é tão confundido com conceitos similares? Algumas empresas acreditam já estarem utilizando o geoprocessamento enquanto, na verdade, estão apenas usando geolocalização, cuja diferença veremos a seguir. 

Como talvez tenha imaginado, “geo” vem de geográfico, que é seguido do termo “processamento”. Ou seja, o processamento geográfico ou o processamento de dados geográficos como os de localização geográfica são relacionados a mapa e localização. Mas em que ele se difere de geolocalização? Confira adiante.

Qual a diferença entre geolocalização e geoprocessamento?

De antemão, podemos afirmar que quem realiza o geoprocessamento está direta ou indiretamente utilizando o serviço de geolocalização, mas quem utiliza a geolocalização, nem sempre está utilizando o geoprocessamento.

Não se preocupe, vamos esclarecer melhor. Ocorre que o serviço de geolocalização, disponível de forma gratuita inclusive e, por isso, mais utilizado, trata-se de usar a tecnologia para verificar a sua localização geográfica e o mapa ao seu redor. 

Contudo, a geolocalização de forma isolada não permite grandes respostas ou análises aprofundadas para estudo de campo ou tomadas de decisão relevantes, mas sim, uma ideia superficial, sem grandes contribuições a um negócio ou provedor de internet.

O geoprocessamento, por sua vez, utiliza da tecnologia da informação e da computação para receber estes mesmos dados de geolocalização. Porém, com uma grande diferença: a de processá-los e cruzá-los para permitir análises aprofundadas e insights valiosos para tomadas de decisão para gerenciar o seu negócio ou orovedor FTTH e seus clientes.

Dessa forma, o geoprocessamento vai muito além de geolocalização, porque utiliza inteligência geográfica e, assim, torna-se um grande diferencial, senão indispensável para a adequada gestão de provedores de internet ou internet service providers (ISP). Mas, na prática, como ele pode tornar o negócio mais lucrativo? Entenda a seguir.

Como o geoprocessamento ajuda a gerenciar provedores de internet?

Na introdução desse conteúdo, já demos um spoiler de como a tecnologia pode facilitar ou tornar mais precisas tarefas complexas e arriscadas como planejamento de rede de fibra óptica, documentação da rede, mapeamento de projeto, prever demanda, detectar problemas de forma proativa, reduzir custos com manutenção, etc. 

Então, agora você poderá entender melhor e de forma mais detalhada como o geoprocessamento e a inteligência geográfica podem melhorar a gestão do seu provedor de internet e a produtividade da sua equipe no dia a dia, trazendo diversas vantagens competitivas e maior lucratividade para a empresa.

Mapeamento de projeto

A partir de software com geoprocessamento é possível realizar o mapeamento de forma digital, planejamento de expansão da área de atuação e a gestão de projetos de fibra óptica como um todo. 

De fato, a tecnologia permite monitorar o status da infraestrutura de rede, facilitando a análise e acompanhamento de elementos como caixas subterrâneas disponíveis, lances de duto, postes, fusões e demais componentes da rede.

Análise OTDR

A análise OTDR (ou Optical Time Domain Reflectometer) é uma tecnologia extremamente útil e precisa para construir e mapear toda a rede de fibra óptica, como cabos do projeto, por exemplo.

Além disso, é uma forma de certificar se há algum problema como ruptura ou avaria e auxiliar na resolução de problemas de forma mais rápida e até de modo preventivo, otimizando custos, tempo e produtividade.

Planejamento de expansão de projeto

Com o software é possível ampliar a rede de fibra óptica para novas áreas de atuação e atendimento com maior assertividade e lucratividade a partir da análise de demanda prévia com registro de tentativas de vendas passadas que foram negadas, mostrando as regiões de maior interesse e menor saturação da concorrência. 

Outra função muito útil do sistema para a expansão de projeto é estimar a metragem de cabos e a infraestrutura necessária, permitindo um planejamento de ampliação do provedor de internet mais preciso e com melhor aplicação de investimento.

Assista ao nosso vídeo e compreenda um pouco mais sobre como o software auxilia na expansão do seu projeto:

Monitoramento de infraestrutura

O monitoramento de infraestrutura de fibra óptica é outra funcionalidade muito benéfica do software que apresentaremos a seguir, uma vez que permite monitoramento em tempo real a partir de computadores ou dispositivos móveis e acompanha a camada de saturação de splitter e caixas disponíveis para receber mais clientes.

Vale a pena contratar um software de geoprocessamento para gerenciar provedores de internet?

Se você chegou até aqui e leu todos os tópicos acima ou ao menos alguns, deve ter percebido grandes vantagens essenciais para um provedor de internet, desde a sua gestão, até ferramentas valiosas para aumentar a produtividade de sua equipe interna e externa. 

Além de aumentar significativamente as chances de lucratividade devido ao seu processamento de dados e insights de maior precisão para tomadas de decisão importantes como expansão da rede, estudo de demanda e viabilidade, por exemplo. 

Outro exemplo de funcionalidade que evita diversos prejuízos na parte de manutenção é a análise OTDR que, com agilidade e proatividade, indica com precisão a rua e o local do dano no cabo de fibra óptica e permite que o técnico vá diretamente ao ponto certo para efetuar o devido reparo. 

Vale lembrar que falhas na prestação do serviço e reclamações dos clientes implica diretamente na lucratividade do provedor e sua existência no mercado, uma vez que esses problemas se não forem detectados e reparados rapidamente, acarretam cancelamentos e procura pela concorrência.

Outra questão que muitas empresas não consideram, é que expandir ou gerenciar uma infraestrutura sem dados confiáveis como base das análises e decisões, podem parecer economia no início, mas a longo prazo, geram muito mais custos. 

Contudo, seja por decisão precipitada e empírica, seja por má aplicação de recursos ou, ainda, por não prever problemas que seriam facilmente evitados com um software especializado (como taxa de atendimento equivocada com sobrecarga do cabo drop, entre outros). A seguir, você conhecerá o melhor software para auxiliar sua empresa.

Turbine seu provedor de internet com o Geosite Telecom

O Geosite Telecom é uma excelente opção que garante muito mais do que a inteligência geográfica ao seu provedor de internet. Ele vai auxiliar desde a documentação, planejamento, monitoramento ponta a ponta, análises, gestão de ativos e passivos, manutenção e expansão futura.

O software da Geosite Tecnologia oferece dados em tempo real, otimizando tempo e produtividade com processos e tarefas manuais, além de todos os benefícios já mencionados e diversos outros. Tudo isto com uma interface amigável, equipe de suporte disponível e diversas integrações disponíveis para facilitar seu uso e o dia a dia.


Agora, você sabe a diferença que o geoprocessamento e a inteligência geográfica fazem na gestão de provedores de internet, podendo utilizar os dados de forma correta no seu negócio para torná-lo mais rentável e escalável. Confira o nosso blog para acompanhar as novidades.

Compartilhar post:

Posts relacionados