O mercado on-line está em constante atualização e é um dos mais voláteis no mundo tecnológico, sendo inundado, frequentemente, por novas ferramentas, recursos, comportamentos, ideias e inúmeras opções de comunicação. Aqueles que conseguem prever e acompanhar as inovações da Internet que moldam essa realidade, costumam sair na frente dos concorrentes, aproveitando melhor as oportunidades que elas trazem.
Seguindo esse mesmo caminho o mercado de provedores de internet tem passado por intensas mudanças, grande parte delas impulsionada pela transformação digital que impactou diretamente nos hábitos de consumo, na relação entre empresas e clientes e na democratização do acesso digital no Brasil.
O atual panorama trouxe como desafio a necessidade dos provedores de internet reinventarem suas práticas e estratégias para se manterem competitivos, conquistando novos clientes e expandindo sua atuação.
A decisão do Governo Federal de investir na ampliação do acesso à internet no Brasil, principalmente após o leilão do 5G, é uma ótima oportunidade, além de um incentivo para que os provedores cresçam ainda mais e aumentem a participação no mercado brasileiro.
Para que os provedores de internet consigam aproveitar as oportunidades de negócios que se apresentam é preciso inovar na gestão, apostar em atendimento de qualidade e personalizado e, ainda, se preocupar cada vez mais em proporcionar uma experiência excepcional aos usuários.
Em meio à pandemia do novo coronavírus pelo mundo, a maioria dos estados adotou o fechamento de comércios e outros serviços não-essenciais para conter a disseminação do vírus. Com mais pessoas em casa, a internet se tornou a principal ferramenta para trabalhar, estudar, se comunicar, e até fazer compras de supermercado on-line. Nesse cenário, os pequenos e médios provedores vêm demonstrando seu valor social ao garantir a conexão em zonas urbanas e áreas de vulnerabilidade nas quais as grandes operadoras não chegam.
Mesmo em áreas urbanas, o serviço dos provedores regionais é solicitado, motivado principalmente por mensalidades menores e maior velocidade de banda larga. Atualmente, as empresas de pequeno e médio porte ultrapassaram as grandes operadoras de telecomunicações no Brasil. Pela primeira vez, os 14,1 mil provedores regionais do País detêm 31,5% do mercado de banda larga e representam 73% do total de novos acessos à banda larga.
Veja abaixo como a inovação pode ser uma grande aliada quando falamos do mercado de provedores de internet!
Provedores de Internet precisam se reinventar para aproveitar as oportunidades de mercado
Embalado pela atuação dos pequenos provedores de internet, o crescimento do setor de telecomunicações tem potencial para evoluir nos próximos anos. Isso porque uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa. Porém, estamos bem longe de alcançar os 100% sem investimentos públicos.
Números divulgados pela Anatel comprovam que 80% dos novos acessos à banda larga realizados no primeiro trimestre de 2017 foram viabilizados pelos provedores regionais. Isso demonstra o importante papel que os ISPs (provedores de serviços de Internet) desempenham na universalização da internet de alta velocidade em todo o país.
Para que grande parte dos provedores de internet se mantenham competitivos, concorrendo diretamente com as grandes operadoras, repensar o modelo de negócio é essencial. Essa estratégia possibilita aos ISPs identificarem os pontos positivos e deficitários para adotarem metodologias e práticas inovadoras de gestão, assim como explorar conceitos e tendências para incorporar à realidade do negócio.
Atualmente, os principais desafios que os provedores de internet enfrentam para acompanhar o desenvolvimento do setor estão relacionados com: falta de gestão eficiente, controle de metas, estratégias inovadoras de mercado, comunicação efetiva com clientes e parceiros, legislações vigentes, adequação a novas tecnologias, entre outras questões.
Diante das constantes transformações que esse mercado está vivenciando, o momento é ideal para adotar soluções inovadoras. As iniciativas adotadas em diferentes áreas do negócio devem ser capazes de ajudar gestores a solucionar problemas que impedem os ISPs de acompanharem o crescimento do mercado e abandonarem práticas ultrapassadas.
6 dicas para modernizar a gestão de provedores de internet
1.Ofereça serviços personalizados
Conhecer o perfil dos seus clientes é fundamental para entender as oportunidades de negócio disponíveis. Proporcionar uma experiência de contratar o plano de internet que se encaixe na rotina do cliente, seja pela velocidade ou pelas vantagens agregadas, é uma das formas mais inteligentes de se colocar à frente da concorrência.
Isso porque, uma das maiores dores dos usuários é justamente a falta de um serviço de internet que realmente atenda às necessidades e cobre um valor condizente com a qualidade do serviço prestado.
Também é legal disponibilizar serviços adicionais a sua oferta, como televisão por assinatura, telefonia, pacote de dados e outras tendências de mercado que podem cativar o seu cliente.
2. Invista em tecnologia e atendimento
Não é novidade para ninguém que o setor de telecomunicações é um dos responsáveis pela maior parte das reclamações no Reclame Aqui. Seja pela falta de comprometimento ao entregar a qualidade de internet contratada pelo usuário ou pelo descaso no atendimento, as grandes companhias de telecom estão perdendo mercado para os provedores de internet locais, o que é refletido no aumento significativo do setor.
Por esse motivo, investir em tecnologia e atendimento é o maior diferencial que seu provedor pode oferecer. Um atendimento humanizado, próximo e prestativo, aliado a uma tecnologia eficiente e com boa usabilidade, deve ser a prioridade de todas as empresas de telecomunicações.
3. Avalie a concorrência
Observar a concorrência é tarefa de casa de qualquer empresário. Esteja atento às novidades, posicionamentos nas redes sociais, campanhas, ofertas, produtos ofertados e ações no geral.
Avaliar o que o mercado está fazendo pode ser um direcionamento interessante para a elaboração de estratégias de crescimento e identificação de melhorias na área.
4. Fique de olho nas novidades do mercado
A tecnologia evolui a cada dia e acompanhar isso de perto é fundamental para modernizar a gestão do seu provedor. É legal participar de feiras de inovação, eventos, palestras e observar as notícias relacionadas ao setor de telecomunicações.
Em termos de gestão financeira, ter um budget para investir nas melhorias e em novas tecnologias que façam sentido para seu provedor de internet é bem importante e precisa ser mapeado ao elaborar a estratégia de expansão do seu negócio.
5. Tenha um sistema de gestão
Os sistemas de gestão são grandes aliados na gestão eficiente das empresas. Automatizar processos operacionais, organizar carteira de clientes e funil de vendas, centralizar as informações e operações em um só lugar e reduzir falhas nos processos são apenas algumas das vantagens de implementar um sistema de gestão para seu provedor de internet.
6. Promova um ambiente de trabalho participativo
Por último, um ambiente de trabalho leve e participativo é a melhor forma para gerar produtividade e diminuir a rotatividade de funcionários, garantindo que todos estejam alinhados aos objetivos da empresa e contribuam para o crescimento saudável do provedor de internet.
Independente do número de colaboradores ou do porte da sua empresa, ser uma liderança inspiradora e motivar é um dos pilares para atingir o sucesso. Seja o líder que você sempre quis ter!
Embora modernizar a gestão e se destacar no mercado seja um desafio e tanto, seguindo essas dicas você já consegue ter uma visão mais ampla de quais são os próximos passos a serem dados no seu negócio.
Provedores de internet na contramão do mercado
Os provedores de internet vêm puxando o crescimento da banda larga no Brasil. Hoje, o segmento dos provedores de internet já é responsável por levar a fibra óptica para mais de 4 milhões de casas, de acordo com dados da Anatel.
E a boa notícia é que ainda há muitas oportunidades de negócio para os ISPs expandirem sua atuação no mercado. Isso porque das 30,5 milhões de residências com internet de alta velocidade, apenas 4,4 milhões contam com a tecnologia de fibra óptica.
Mas para se destacarem em um setor cada vez mais concorrido é preciso profissionalizar a gestão, organizar as finanças e investir em inovação.
Veja 8 boas práticas para a gestão dos provedores de internet!
1. Gestão financeira
A primeira coisa que vem à nossa cabeça quando se fala em crise é falta de dinheiro. Mas se o faturamento de uma empresa cai é preciso trabalhar ainda mais na gestão financeira. É por isso que algumas ações são essenciais, principalmente nesse período.
O primeiro passo para manter as finanças saudáveis é montar uma planilha com as receitas e despesas. Classifique esses gastos, crie um gráfico e acompanhe mês a mês. A curva de despesas foi maior que a de receita? É hora de acender a luz vermelha: o que você pode fazer para manter as contas equilibradas? Essas são algumas perguntas que surgem ao fazer um controle assertivo das finanças da empresa.
A classificação alinhada ao acompanhamento frequente dos custos e receitas de uma empresa não apenas contribui como é um ponto essencial para a tomada de decisão nos provedores de internet.
Outra prática importante é manter um fluxo de caixa eficaz. Essa ferramenta nada mais é do que um relatório com todas as movimentações financeiras (de entrada e de saída) em um determinado período.
O fluxo de caixa ajuda a identificar, por exemplo, em quais períodos as vendas dos provedores de internet desaceleram. Assim, os gestores podem promover ações para alavancar as negociações nesses períodos. Quem consegue gerenciar essa ferramenta está mais preparado para a expansão da rede e consegue definir estratégias para manter a saúde financeira da empresa.
2. Contabilidade para provedores de internet
Manter a documentação contábil em dia é essencial, mas a verdade é que essa pode ser uma tarefa bastante complicada, já que exige conhecimento avançado do complexo sistema tributário brasileiro. É muito comum nos provedores de internet menores que essa função seja absorvida pela equipe interna, especialmente pelas áreas ligadas à administração.
Mas o que seria uma forma de cortar custos pode se tornar uma grande dor de cabeça. Para evitar surpresas desagradáveis como multas ou outras penalidades, pense na possibilidade de investir na contratação de uma empresa de contabilidade. Essa decisão será de grande ajuda, já que o contador será responsável por cuidar de todas as questões legais sobre impostos e outros quesitos de vendas de serviços de internet em concordância com o que diz a lei.
3. Reduza custos
Nós já falamos da necessidade de classificar as receitas e as despesas da empresa. No entanto, reduzir os custos é um passo importante para quem quer crescer de forma sustentável. E a primeira atitude a ser tomada é fazer um bom gerenciamento do funcionamento básico da organização.
4. Precificação
Coloque preços em seus serviços corretamente, levando em consideração os custos de fornecimento, custos indiretos, os preços da concorrência e seus diferenciais. A gestão financeira em provedores de internet depende de um preço ideal de venda dos serviços. De outra forma, todas as dicas caem por terra.
É comum pensar no custo dos equipamentos e do corpo técnico, mas não levar em conta quanto se gasta com aluguel, condomínio, energia elétrica e materiais de escritório. Tudo deve entrar na conta, tudo mesmo!
Assim, liste não apenas as despesas fixas, mas contabilize também as variáveis. Esses pontos são fundamentais para poder fazer uma precificação correta, que esteja de acordo com o mercado, mas também que seja lucrativa para o seu negócio.
5. Cobrança
A cobrança é uma das atividades mais sensíveis de qualquer negócio e, por isso, o processo precisa ser muito bem estruturado. Estabeleça procedimentos que definam a partir de quanto tempo de atraso é preciso ligar para cobrar o cliente com mensalidade atrasada.
Outro ponto importantíssimo nessa questão é capacitar o responsável por essa tarefa. Nem sempre a recepção do outro lado da linha será receptiva e o colaborador precisa estar preparado para lidar com essa situação. Além disso, informações referentes a multas contratuais e cancelamento de serviço devem ser muito bem detalhadas no contrato para evitar problemas futuros.
6. Equipe
Contratações e demissões devem ser analisadas e planejadas para não comprometer a saúde financeira do provedor de internet. Mas outro ponto essencial para o crescimento e otimização dos resultados na empresa é a retenção dos talentos.
Perder um colaborador que domina os processos pode desestruturar a rotina de toda a equipe. Portanto, a gestão deve criar ações eficazes que mantenham a equipe engajada, atendendo às expectativas dos funcionários e proporcionando benefícios tanto para ascensão da carreira do profissional quanto para o crescimento da companhia. Confira abaixo algumas boas práticas para fidelizar esses talentos:
- Crie um plano de carreira;
- Desenvolva uma política de remuneração e benefícios;
- Invista em treinamento;
- Proporcione novos desafios;
- Adquira o hábito de dar feedbacks;
- Estimule a troca de ideias;
- Faça pesquisa do clima organizacional.
7. Estratégias de marketing
Você conseguiu colocar todas as dicas em prática, mas não investiu em ações de marketing? A luz vermelha acendeu mais uma vez. Aproveitar uma oportunidade de negócio tem a ver com arrumar a casa, reduzir custos, manter uma gestão financeira eficaz, motivar a equipe para vender mais e também investir em marketing.
Para que isso funcione corretamente é preciso haver uma comunicação eficaz entre as equipes de marketing e comercial. Se as estratégias de marketing digital forem executadas com êxito e os resultados forem entregues para a área comercial é criado um canal significativo de captação de clientes. E o que é preciso para que isso seja colocado em prática hoje?
O primeiro passo é deixar claro quais informações o marketing precisa entregar para vendas visando aumentar o número de clientes. O contrário também é importante: o que o comercial precisa entregar para o marketing para que as ações tenham maior engajamento?
Feito isso, o próximo passo é criar métricas comuns para os dois setores, mensurá-las e, por fim, otimizá-las para que sempre gerem mais resultados.
8. Novas tecnologias e inovação para provedores de internet
Para acompanhar as principais transformações do mercado é de fundamental importância que os provedores de internet adotem novas tecnologias. Especialmente soluções que contribuem para o aumento da receita, otimização da rentabilidade da rede e melhoria na experiência dos usuários.
A inovação é fundamental para que os ISPs mantenham-se competitivos frente à concorrência, assegurando que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário.
Mercado de provedores de internet deve passar por constante transformação nos próximos anos
Com o crescimento do mercado de provedores, as empresas precisam estar preparadas para o futuro. O direcionamento do negócio deve estar focado em assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como o aperfeiçoamento constante da qualidade das conexões. Afinal, a estimativa é de aumento no consumo de internet. Para se ter uma ideia, hoje em dia, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet, ultrapassando o tempo médio assistindo TV.
As principais transformações que os ISPs devem enfrentar nos próximos anos estão associadas ao relacionamento com o consumidor, seja na personalização dos serviços prestados ou na interação com ele nos demais canais de comunicação.
Os gestores de provedores de internet precisam ser orientados a conhecer melhor seus clientes, entender seus concorrentes e o mercado como um todo para estabelecer estratégias direcionadas para o sucesso do provedor. Para isso, é imprescindível adotar as tecnologias e iniciativas desenvolvidas para o mercado de provedores de internet que contribuem para o aumento da receita e na experiência dos usuários.
Apesar de ainda ser algo desafiador para a realidade desse segmento de atuação, os provedores de internet regionais têm uma vantagem em relação às grandes operadoras. A proximidade com os clientes. A Anatel divulgou recentemente uma pesquisa que revelou os principais motivos da insatisfação dos consumidores com relação à prestação do serviço de banda larga fixa. Na maioria dos casos, as avaliações negativas foram devido ao tempo de espera nas ligações telefônicas e a demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.
Portanto, quando um cliente enfrenta um problema de conexão hoje, o processo de atendimento nas grandes operadoras é demorado e dificultoso. Já os provedores de internet regionais conseguem resolver problemas de seus clientes com mais agilidade pelo fato de ter uma demanda de serviços menor.
A retomada da economia exigirá mais investimentos no modelo de negócio dos ISPs para atender a demanda por novos serviços. Momento ideal para os provedores de internet repensarem processos de todas as áreas de negócios, modernizarem sua gestão com ferramentas de análise de negócio, preditivas e orientadas a dados.
Pensando nisso, selecionamos 11 das principais tendências que dominarão o mercado de Internet nos próximos anos. Essas previsões não só trazem soluções tecnológicas inovadoras, como também refletem as mudanças nos hábitos dos internautas. Continue lendo e confira quais são elas!
1. Internet das Coisas
A Internet das Coisas, também conhecida pela abreviação IoT (Internet of Things), surgiu há alguns anos no mercado e, desde então, tem evoluído. Esse desenvolvimento será amplo até o final desta década e começo da seguinte, já que as conexões M2M (máquina para máquina) tendem a aumentar. Para se ter uma ideia, a taxa de crescimento de tráfego entre módulos M2M ficará em torno de 44%.
Atualmente, temos alguns tipos de eletrodomésticos (como geladeiras) e veículos que já se conectam a dispositivos como smartphones e tablets, seja por fio ou sem fio. Todavia, a tendência é que o número de equipamentos que se conectem a outros se expanda, sobretudo dentro de áreas residenciais e nos automóveis.
2. Streaming de áudio e vídeo
O streaming de áudio e vídeo tende a se elevar nos próximos anos. Segundo o Relatório Global de Fenômenos da Internet (América Latina e América do Norte) realizado pela Sandvine, 71% do volume de tráfego noturno nas redes de acesso fixo da América do Norte é proveniente desse tipo de serviço.
Atualmente, serviços como Netflix e Spotify caíram no gosto das pessoas, sendo seguidos por muitos concorrentes. Até a gigante do e-commerce Amazon lançou o seu próprio serviço de streaming de vídeos, a Amazon Prime Video a alguns anos e a Rede Globo de Televisão também percebeu a importância dessas plataformas. Isso quer dizer que esse meio poderá ser ainda mais disputado no futuro, já que tem se provado muito rentável e lucrativo.
3. Cloud storage
O cloud storage (armazenamento na nuvem) é outra tendência que tem se destacado. De acordo com o relatório da Sandvine, o segmento superou o site Filesharing como a maior fonte de tráfego upstream (upload) da Internet, isso no período de pico em redes de acesso fixo da América do Norte.
Já temos visto, nos últimos anos, a chegada dos representantes de tecnologia cloud, como Dropbox, Google Drive e OneDrive da Microsoft. Todos eles se modernizaram e ganharam terreno na web. Além disso, a Apple, a Amazon e outras grandes empresas também estão crescendo nesse nicho.
4. Quase o dobro de velocidade de banda larga
Os dados da Cisco apontam que, até 2025, as velocidades globais médias de banda larga fixa atingirão 47,7 Mbps ante 24,7 Mbps em 2015. No Brasil, a média deve ficar perto de 19,5 Mbps no começo da década seguinte.
5. Aumento de tráfego e transações no mercado de Internet
O aumento de velocidade citado no tópico anterior acompanhará a elevação do tráfego global de IP, que chegará a 2,3 ZB zettabytes (ZB) por ano, ou 194 exabytes (EB) por mês, ainda segundo a Cisco.
Um ponto interessante é que o tráfego mundial da Internet em 2020 foi equivalente a 95 vezes o volume de toda a Internet mundial no ano de 2005. No âmbito global, o tráfego per capta na Internet atingirá 21 GB até o início da próxima década, três vezes mais do que os 7 GB per capita em 2015.
As transações econômicas na web também tendem a elevar-se graças a esse fenômeno, acompanhando as tendências de crescimento do e-commerce que já vêm ocorrendo nos últimos anos. Afinal, com mais gente conectada, o mercado consumidor cresce.
6. Fortalecimento do mobile
O tráfego proveniente de dispositivos móveis superou o advindo de computadores pessoais (PCs). No ano de 2015, os PCs representaram 53% do tráfego IP total, porém, até 2020, eles foram responsáveis por somente 29%. Já os smartphones chegaram a 30% do total mediante a 8% em 2015.
O tráfego de dispositivos móveis e sem fio serão responsáveis por cerca de dois terços do tráfego IP total até o começo da próxima década. Isso significa que os equipamentos com fio representarão 34%, enquanto o Wi-Fi e os dispositivos móveis serão responsáveis por 66% do tráfego IP. Em contraposição, no ano de 2015 os equipamentos com fio geraram a maioria do tráfego IP, ficando em torno de 52%.
Isso demonstra que as organizações precisam estar atentas a conteúdos e soluções mobiles, pois eles, provavelmente, dominarão a Internet nos próximos anos.
7. Aumento do número de pessoas online
O número de equipamentos conectados nas redes IP chegará a três vezes mais do que a população mundial. Em termos numéricos, haverá cerca de 3,4 dispositivos em rede por pessoa até essa data, além dos 2,2 dispositivos em rede per capita de 2015.
Com mais gente conectada em mais localidades do mundo, o mercado virtual tende a crescer, o que é bom para pequenas empresas conseguirem elevar suas vendas, mesmo em cenários de crise.
8. Aviões conectados
Dentre as inovações da Internet, temos novidades originadas do mercado de aviação. Ferramentas para comunicação entre aviões e com bases aéreas via satélite aumentam a conectividade das aeronaves. Novas tecnologias tornam a troca de informação mais rápida, segura e possui custo mais acessível, o que viabiliza, economicamente, a sua implementação.
Com esse serviço, os clientes das companhias aéreas passam a ter acesso à Internet para diversas finalidades como ver e-mails, notícias, jogar, acessar suas plataformas de streaming, redes sociais e trabalhar. Essas diversas possibilidades transformam o voo em uma experiência mais atraente para os consumidores. As empresas que oferecerem esses serviços terão uma forte vantagem competitiva.
Aviões conectados também aumentam a segurança da viagem. Uma vasta quantidade de informações que dizem respeito ao funcionamento da aeronave pode ser gerada a todo instante ao longo de um percurso. Assim, os responsáveis pela manutenção e controle de voo no solo podem identificar falhas em partes na aeronave e atuar remotamente. Isso vai reduzir acidentes e atrasos.
Já os pilotos passarão a contar com maior quantidade de informações que influenciam a viagem, como dados sobre o clima, planos de voo e das condições dos aeroportos. Mais bem informado, o piloto pode tomar decisões com precisão e segurança para todos.
9. Casas conectadas
O mercado de casas conectadas acompanha o crescimento das aplicações que envolvem a Internet das Coisas (IoT). O uso de tecnologias junto às residências torna-se cada dia mais ofertado devido às interfaces com os sistemas instalados. Isso gera facilidade de uso, especialmente com o auxílio de comandos de voz e reconhecimento facial.
As informações geradas pelos dispositivos instalados nas casas podem ser acessadas em diversos objetos com acesso à Internet, como smartphones, painéis de veículos e computadores. Essa vasta gama de interações é fruto de uma grande convergência de inovações da Internet como IoT, cloud computing e o aumento da largura de banda para transferência de dados.
10. Mercado de games
O mercado de jogos online, apenas no Brasil, foi de R$4,9 bilhões em 2016. Até 2020 cresceu 13,4%. Por aqui, a demanda por profissionais como designers e programadores, atuantes na criação de games, vem crescendo bastante. Esse trabalho também estimula o empreendedorismo, já que não é necessária infraestrutura muito grande ou complexa para começar.
Já no mercado global, segundo um estudo da Research and Markets, em 2013 o número de pessoas que jogam on-line era de, aproximadamente, 1,2 bilhões. O mercado tende a crescer 17,2%.
Para atingir os consumidores, as grandes empresas vêm investindo em modelos de negócio freemium, em que permitem ao usuário jogar por um período de teste e, após envolver-se mais com o produto, pagar por um pacote.
Uma importante tendência no mercado é o crescimento de jogos para plataformas como IOS e Android. Para alcançar um número maior de usuários em tablets e smartphones, as companhias oferecem games gratuitos com brindes virtuais ou desbloqueiam fases mais avançadas quando os jogadores indicam amigos.
11. Bring Your Own Device (BYOD)
BYOD, em português “traga seu próprio aparelho”, é uma tendência que já começou nas empresas, consistindo no hábito de levar para o trabalho notebooks, smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos para a execução de tarefas profissionais.
Isso trouxe novos desafios e maior necessidade de uma gestão de pessoas eficaz e atuante junto à área tecnológica, pois é preciso estar alerta a essas mudanças para traçar estratégias que permitam aos gestores lidar com o novo cenário.
Tal ponto pode ser vantajoso em termos de custos para as empresas, que poderão economizar com equipamentos. Em contrapartida, as ameaças de segurança de dados poderão crescer e exigir investimento com treinamento e soluções de proteção contra ataques virtuais.
Devido a todos os pontos listados acima, é importante estar atento a essas inovações da Internet para aproveitar os benefícios que as novas tecnologias e comportamentos trarão, de modo que seja possível otimizar a gestão empresarial do negócio. Além, é claro, de também proteger a empresa.
Achou interessante entender a ligação do mercado de provedores de internet e a inovação? Veja mais conteúdos no nosso blog.